Manaus, 20 de outubro de 2021

Gastronomia

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

De cafeteria a gastrobrar, guia da Abrasel aponta os melhores restaurantes do Amazonas

Guia descreve os ambientes e traz outros detalhes.

Por Eliena Monteiro e Edilene Mafra

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou o Guia de Gastronomia do Amazonas 2021, na noite dessa terça-feira (28/9), em Manaus. A plataforma online reúne informações sobre estabelecimentos de quatro cidades do Estado: Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Envira. De cafeteria a gastrobrar, o guia aponta os melhores bares e restaurantes do Estado.

A 9ª edição já está disponível em versão online, confira no link https://guiaabraselamazonas.com.br.

O lançamento reuniu sócios da Abrasel-AM e profissionais da imprensa, no restaurante La Parrilla, situado na Avenida Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses), bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. A data escolhida para o evento faz alusão à Semana Mundial do Turismo.

Guia reúne os melhores restaurantes do Amazonas. Fotos: Divulgação

Conforme o presidente da associação, Fábio Cunha, o guia conecta as pessoas, incluindo os turistas, aos bares e restaurantes do Estado. Também é uma ferramenta para os associados.

“Isso foi possível graças à nossa resiliência em acreditar sempre que o amanhã vai ser melhor. Esses projetos da Abrasel demandam tempo e, lá atrás, quando a gente estava enfrentando o maior desafio [a pandemia], continuamos fazendo o projeto. E, agora, além do guia, estamos realizando outros projetos da Abrasel, graças a Deus e às flexibilizações que estão ocorrendo”, disse.

Presidente da Abrasel-AM, Fábio Cunha, fez o lançamento do guia. Foto: Eliena Monteiro/PEM

A plataforma reúne parte dos estabelecimentos que têm o selo da Abrasel no Amazonas. Atualmente, a associação conta com cerca de 300 associados no Estado. “A gente está começando pequeno, mas, como um bom restaurante, o guia vai crescer. Logo mais, todos os associados vão estar no guia”, garante Cunha.

A entidade planeja expandir o guia para a inserção de outros setores de serviços prestados no Amazonas. “Como hotelaria e eventos”, cita o presidente da Abrasel-AM.

Fábio Cunha deu detalhes do projeto, em conversa com a jornalista Edilene Mafra. Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Guia traz segurança

O restaurante Biliskão é um dos estabelecimentos listados pelo guia. Para o empresário Gabriel Oliveira, um dos proprietários do estabelecimento, o site é um suporte para a população local e para os turistas.

“Muitas vezes, a gente se encontra desemparado durante uma viagem, nos sentimos inseguros, porque não sabemos a avaliação daquele estabelecimento, não sabemos se ele tem procedência. Com o auxílio dessa plataforma, o turista se sente mais seguro, porque o guia vem de uma associação de bares e restaurantes, que fornece para a população um serviço: o alimento seguro”, disse.

Oliveira também explicou as medidas adotadas pelo Biliskão neste período de pandemia. “Desde o primeiro momento, a nossa prioridade é a segurança do nosso cliente. A gente sabe que não pode relaxar. Temos sempre álcool em gel disponível. Estamos mantendo o distanciamento entre as mesas. A gente continua fazendo sanitização periodicamente, para evitar qualquer tipo de insegurança para os nossos clientes”, destacou.

Gabriel Oliveira, um dos proprietários do Biliskão, sendo entrevistado por Edilene Mafra. Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Como ‘navegar’ pelo guia

O objetivo do guia é fortalecer o turismo, a gastronomia e outros serviços oferecidos no Amazonas.

A plataforma é destinada ao público em geral, turistas, profissionais liberais, operadores e consultores que atuam no mercado de turismo, rede hoteleira, setor de alimentação fora do lar, rede de eventos nacionais e internacionais, universitários dos cursos de gastronomia, turismo, nutrição, hotelaria e afins.

Ao navegar pelo site, o usuário pode escolher pesquisar por cidade, zona, bairro, tipo de estabelecimento, e por outros detalhes, como acessibilidade.

No guia, é possível listar cozinha oriental, hamburguerias, pizzarias, restaurantes de comidas típicas (tipico), entre outros modelos de estabelecimentos.

Além de trazer informações básicas sobre os espaços, o guia descreve os ambientes, informa formas de pagamento, entre outros detalhes.

A versão online do guia está disponível para o público no endereço: https://guiaabraselamazonas.com.br.

Imagem mostra busca dentro da plataforma lançada pela Abrasel. Foto: Reprodução

Homenagem

Durante o lançamento do guia, a associação prestou homenagens ao empresário Antônio Gomes de Araújo Filho, que faleceu em fevereiro deste ano, em São Paulo, aos 64 anos. Conhecido como ‘Zito’, ele era proprietário do Restaurante Kilozito e foi um dos fundadores da Abrasel no Amazonas.

“Muito carinhoso. Um cara que ajudou vários ‘abraselinos’ [sócios da Abrasel]. O setor da alimentação fora do lar se desenvolveu. Quando falo do nome dele, eu falo com muita saudade”, afirmou Fábio Cunha, emocionado.

Em 29 de novembro de 1999, Zito e a esposa, Lilian Guedes, proprietária do Restaurante KIlomania, fundaram a Abrasel-AM. O vereador Rodrigo Guedes, filho do casal, esteve presente no evento desta terça, para receber a homenagem.

“Eu vi essa criança [Abrasel] nascer e hoje já é um adulto”, disse Guedes, que lembrou a convivência com o pai. “Era meu melhor amigo”, ressaltou.

Zito também mantinha um espírito artístico e fazia pinturas em nanquim. Uma de suas obras virou capa do guia da Abrasel.

‘Zito’, um dos fundadores da Abrasel no Amazonas, foi homenageado. O vereador Rodrigo Guedes, à direita, esteve presente no evento. Foto: Eliena Monteiro/PEM

COMPARTILHE