Manaus, 28 de novembro de 2022

Bares e Restaurantes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

‘Zito’, um dos fundadores da Abrasel-AM, morre em São Paulo

Empresário atuou na entidade por aproximadamente 21 anos.

Da redação

O empresário e proprietário do Restaurante Kilozito, Antônio Gomes de Araújo Filho, faleceu nesta sexta-feira (5,/2), em São Paulo, aos 64 anos. Conhecido como ‘Zito’, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM).

A Abrasel-AM foi fundada no dia 29 de novembro de 1999 em Manaus, capital do Amazonas, e a ideia foi trazida pelos empresários Antônio Gomes, ‘Zito’, proprietário do Kilozito, e Lilian Guedes, proprietária do KIlomania.

Os dois participaram do XI Congresso Nacional da Abrasel, em Florianópolis/SC, e ficaram encantados com as novidades, entre elas, palestras, casos de sucesso, novas tendências, cozinhas show e feira. Assim, decidiram não ficar alheios à nova força nacional de restauranteiros que já representavam a gastronomia de mais da metade dos estados brasileiros.

A partir da criação da Abrasel Amazonas, ‘Zito’ passou a ser tesoureiro e assim foi por 13 anos. Ele atuou na entidade por, aproximadamente, 21 anos. “Foi aclamado pelo excelente trabalho que desenvolveu”, destaca a entidade, em nota.

De acordo com a Abrasel-AM, o empresário decidiu sair por iniciativa própria para dar lugar para outras pessoas, mas sempre esteve atuante junto com a família, dando apoio às ações realizadas ao longo do tempo.

“O senhor Zito era um dos maiores incentivadores da Alimentação Fora do Lar e árduo guerreiro que lutava pelos seus e por todos. Ele conduziu por 13 anos a tesouraria com maestria, o ‘Tesouro da Abrasel, como ele mesmo dizia. Zito deixa como exemplo a perseverança, o carinho e o sorriso fácil”, destacou o presidente da Abrasel-AM, Fábio Cunha.

Em nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou o falecimento. O empresário faleceu no hospital São Luiz, em São Caetano do Sul (SP). Segundo a Prefeitura de Manaus, ele foi vítima de complicações da Covid-19.

‘Zito’ deixa três filhos, entre o vereador Rodrigo Guedes, e quatro netos.

O velório do empresário será na Funerária Canãa, localizada na Major Gabriel, Centro de Manaus, a partir das 3h deste sábado (6/2). Por medidas de segurança, só poderão entrar de 10 em 10 pessoas. O enterro será as 15h, no Cemitério São João Batista.

COMPARTILHE