Manaus, 28 de abril de 2024

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Letreiro de Parintins passará por restauros após ser depredado

Arte foi inaugurada no dia 8 de maio deste ano.

Da redação

Inaugurado no dia 8 de maio deste ano, o letreiro ‘Eu Amo Parintins’, do artista plástico Miguel Carneiro, passará pelo primeiro restauro. Em suas redes sociais, o responsável pelo projeto informou que os bois Caprichoso e Garantido, colocados juntos à obra, no Porto de Parintins, no Amazonas, foram depredados por pessoas não identificadas.

Em sua página no Facebook, o responsável Miguel Carneiro, disse, ainda, que os coordenadores resolveram tirar os bois para reformar e que utilizarão recursos próprios.

“Dessa vez, vamos restaurar. Mas, se acontecer de novo essa depredação com o Patrimônio Público, teremos que voltar a ideia inicial, onde não tinha os bois”, escreveu.

Foto: Divulgação

Antes da inauguração, o letreiro ‘Eu amo Parintins’ foi motivo de polêmicas, quando muitos parintinenses e internautas criticaram a posição da obra. A arte foi erguida na orla de Parintins, de frente para o Rio Amazonas. Alguns críticos sugeriram o uso de outros espaços da orla, como locais ocupados por restaurantes.

Além do letreiro, foram inaugurados o ‘Monumento aos Pescadores’, em referência às histórias dos grandes nomes da pesca; ‘Monumento aos indígenas’, que destaca a importância da presença dos povos indígenas na região; o ‘Monumento em homenagem à presença Negra’ em Parintins; e os ‘Monumentos aos imigrantes Judeus e Japoneses’, que falam sobre a passagem e contribuição desses povos no município.

Foto: Pedro Coelho/Divulgação

Todo o projeto foi desenvolvido pelo Coletivo Ártrua, coordenado pelo artista Miguel Carneiro, que assinou as obras artísticas lançadas na cidade. A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Feliciano Lana, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas com recursos da Lei Aldir Blanc.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!