Manaus, 19 de julho de 2024

Cinema

Cineteatro Guarany exibe documentário sobre a realidade dos igarapés de Manaus

Exibição ocorre neste sábado, 26 de abril, às 18h30.

Com informações da assessoria

O Cineteatro Guarany, no Centro, exibe documentário ‘Veneza Amazônica’, do cineasta amazonense, Chagas Batista da Silveira, sobre a realidade dos igarapés de Manaus. A exibição ocorre neste sábado, 26 de abril, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.

A programação é realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e faz parte do Cineclube de Arte que traz nesta semana o título ‘O Cinema de Sereno Silveira’.

O Cineteatro Guarany fica na Avenida Sete de Setembro, anexo à Vila Ninita, no Centro de Manaus.

A classificação indicativa é de 12 anos.

Foto: Michael Dantas/SEC-AM

DOCUMENTÁRIO

O documentário tem duração de 20 minutos e se sustenta em uma coletânea de imagens de igarapés de Manaus, captadas desde 2012, ano da cheia histórica do Rio Negro, até o lançamento, em 2021.

Entre os igarapés inseridos na produção, o cineasta cita o do Tarumã, Igarapé do 40, Alvorada, São Jorge, Glória, Compensa e Parque 10.

Segundo Sereno Silveira, o documentário sustenta uma perspectiva de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, revelando personagens que vivenciaram a realidade do antes e depois.

“O principal objetivo do documentário é motivar a reflexão, principalmente de crianças e adolescentes, para quem tenha essa visão de preservar o que ainda resta. Eu já tinha um material filmado dos igarapés desde da cheia de 2012. Então, esse material bem amplo, complementei visitando outros locais. Uma produção que levou, em média, cinco meses”, disse o cineasta.

CINEASTRA

Chagas Batista da Silveira, bacharel em Publicidade e Propaganda, atua no segmento de audiovisual de Manaus ao longo de 10 anos.

Sempre busca especialização, participando de cursos e oficinas voltados para área de audiovisual, técnicas de filmagem, direção de fotografia, produção para documentários, edição de imagens, entre outros.

A carreira inclui trabalhos como videoclipes, filmes de curta metragem e documentários, ora produzindo, criando roteiros ou simplesmente participando como colaborador.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!