Manaus, 23 de abril de 2024

Festivais

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Jeane Benoliel leiloa réplica infantil de vestido usado por Valentina Cid para ajudar pacientes com câncer

Ex-cunhã do Caprichoso usou na filha modelo criado para a sinhazinha.

Por Stephane Simões

A advogada Jeane Benoliel, ex-cunhã-poranga do Boi Caprichoso, está realizando um leilão beneficente. O objeto da ação é uma réplica de um vestido usado pela sinhazinha Valentina Cid. A peça infantil foi confeccionada para a filha de Jeane. O leilão ocorre após a ex-cunhã vencer um câncer, e os recursos arrecadados serão destinados ao Instituto Pro Vida Amazônia, que ajuda pessoas no tratamento contra a doença.

A filha mais velha de Jeane usou o vestido no aniversário de cinco anos, cujo tema foi o Boi Caprichoso. A peça é uma réplica de um vestido usado pela sinhazinha do Caprichoso, Valentina Cid, que utilizou a indumentária original no Festival Folclórico de Parintins, em 2017.

As duas obras foram confeccionadas pelo figurinista Tarcísio Gonzaga e a réplica traz todos os detalhes da peça original.

À esquerda, a sinhazinha Valentina Cid, e à direita, a filha mais velha de Jeane Benoliel. Fotos: Reprodução

Leilão

Jeane decidiu promover o leilão após vencer um câncer no pulmão. A eterna cunhã-poranga do Boi Caprichoso foi diagnosticada com a doença enquanto fazia tratamento contra a Covid-19.

“Depois que a gente enfrenta e vence uma luta contra o câncer, a gente se sente obrigado a retribuir com gratidão às pessoas que não têm a mesma sorte, a mesma bênção que eu experimentei. E, na certeza que elas também podem experimentar, a gente se propõe a ser instrumento de Deus nessa luta. Apesar de eu não ter o aporte financeiro suficiente para ajudar quem eu gostaria, quem precisa de ajuda, se dispor, incentivar outras pessoas a se doarem, não só o dinheiro, mas o seu tempo, carinho, atenção e oração para as pessoas que estão nessa batalha, também é importante”, afirma a parintinense.

Jeane explica como decidiu colocar a réplica para leilão. “Inicialmente, a ideia de envolver o coletivo surgiu na venda do vestido, aproveitando que é mês de junho, aproveitando essa sensibilidade com a aproximação do Festival Folclórico de Parintins, considerando que ano que vem já vai ter o Bar do Boizinho, se Deus quiser – onde as crianças vão começar a se enfeitar pra brincar de boi novamente – veio a ideia de leiloar o vestido”, conta.

Vestido foi confeccionado para o aniversário de cinco anos da filha mais velha de Jeane. Foto: Reprodução

A parintinense adiantou que um dos maiores lances veio de um empresário, que ofereceu o valor de R$ 1 mil. Os lances serão recebidos até esta sexta-feira (16/6). Os interessados podem procurar Jeane, por meio de sua conta oficial no Instagram (@jeanebenolielcarvalho) ou pelo telefone (92) 98232-0222.

Os lances podem ser realizados até esta sexta-feira (18/6). Os recursos arrecadados serão doados para ajudar no tratamento dos pacientes assistidos pelo Instituto Pro Vida Amazônia.

“O maior lance foi R$ 1 mil, até o momento, do empresário, dono do Baratão da Carne. A gente espera que mais pessoas se disponibilizem a olhar para dor do próximo. E quem já sentiu essa dor, quem já já sentiu esse desespero, sabe muito bem quanto a solidariedade é capaz de amenizar esse sofrimento. Então, é uma pequena parcela. É simbólico esse leilão. É uma forma de dizer ‘quem mais pode fazer alguma coisa? vamos se juntar, vamos nos unir e ajudar quem está perto da gente, vamos ser útil a alguém'”, finaliza.

Ex-cunhã transportou o vestido de Parintins para Manaus. Fotos: Reprodução

Luta contra o câncer

Jeane é conhecida pelas apresentações no Festival de Parintins, onde defendeu itens como, sinhazinha da fazenda, cunhã-poranga e porta-estandarte do Boi Caprichoso. Em abril deste ano, a parintinense utilizou suas redes sociais para contar um “testemunho”. Ela gravou um vídeo em que diz ter retirado metade do pulmão esquerdo, após ser diagnosticada com câncer. A advogada descobriu a doença durante o tratamento contra a Covid-19. 

O vídeo foi gravado no hospital, depois da cirurgia. “Eu vim aqui para esclarecer, e reafirmar, que esse diagnóstico tem me aproximado de Deus, que foi em Deus que eu encontrei a força pra lutar, foi em Deus que eu encontrei o consolo necessário pra enfrentar a doença. E mais do que isso: [encontrei força] pra acreditar nos milagres, pra acreditar no amor de Deus”, disse, na ocasião.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!