Manaus, 28 de abril de 2024

Festivais

Foto: William Pereira/Divulgação
Foto: William Pereira/Divulgação Foto: William Pereira/Divulgação

Festival Amazonas de Ópera encerra com a ópera ‘moto-contínuo’

Programação do fim de semana também tem concertos e masterclass.

Com informações da assessoria

O 23º Festival Amazonas de Ópera encerra neste fim de semana, com concertos e a estreia da ópera ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer. A ópera vai ao ar no domingo (20/6), às 19h (20h, no horário de Brasília).

Neste ano, o festival é dedicado aos intérpretes e compositores brasileiros e está sendo realizado em formato on-line por meio do canal do FAO no YouTube (festivalamazonasdeoperafao) e pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival é produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Conta ainda com parceria do canal Allegro HD, TV Encontro das Águas e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da Importadora Carioca.

Nesta sexta-feira (18/6), às 20h (21h, Brasília) será apresentado o concerto ‘Ária dos Olhos’, da cantora, compositora e pianista Paulina Łuciuk. A obra é baseada no poema homônimo de Alphonsus de Guimarães. Participam da apresentação a soprano Roseane Soares, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus.

O maestro Otávio Simões, regente titular do Coral do Amazonas, destacou que Paulina criou uma atmosfera onírica para a obra e diálogos com uma linguagem que lembra a música do início do século 20.

“Ela consegue chegar nesse ambiente, que é a época do poeta Alphonsus de Guimarães. Paulina é soprano e por isso criou uma linha de canto muito bonita para a obra. Um dos destaques é um instrumento que será usado pela orquestra, que poucos conhecem, que é a celesta. É como se fosse um piano menor, no qual, em vez do martelo bater em cordas, o martelo bate em teclas de metal, o que cria um som doce. Temos um solo bem importante de celesta, que será tocado pela Irina Kazak”, comentou.

A obra ‘A Máquina Entreaberta’, do compositor curitibano Willian Lentz, baseada nos poemas dos brasileiros Haroldo de Campos e Carlos Drummond de Andrade, será apresentada no concerto de sábado (19/6), também às 20h (21h, Brasília). Fazem parte do concerto o barítono Isaque Oliveira, com a Amazonas Filarmônica. O maestro Otávio Simões é o regente.

“Lentz é um compositor com uma base filosófica e literária muito sólida, além de um conhecimento musical aprofundado. É uma obra vocal de nível altíssimo baseada nos poemas ‘A Máquina do Mundo’, de Drummond, e a ‘A Máquina do Mundo Repensada’, de Haroldo de Campos’, que dialoga com a obra de Drummond, então temos metalinguagem na obra. Trata-se de uma meditação sobre o futuro da humanidade, um tema bastante oportuno. Uma obra bem moderna e sofisticada, que deu muito trabalho aos intérpretes e exigiu muitos ensaios. Apesar dessa sofisticação, é uma obra muito bonita”, ressaltou Simões.

Ópera ‘moto-contínuo’. Foto: William Pereira/Divulgação

Ópera

A última ópera da programação do 23º FAO, ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer, estreia no domingo (20/6), às 19h (20h, Brasília). Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e do próprio Piero, ‘moto-contínuo’ é uma ópera de ato único, com cerca de 30 minutos de duração, escrita para um quinteto de sopros (flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote), tímpano e dois percussionistas, e terá a Amazonas Filarmônica, com os solistas Juliana Taino (mezzo-soprano) e Erick Souza (barítono).

A obra conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo, uma máquina que pode se mover eternamente. Segundo o compositor, a história fala da busca da humanidade por sentido. A obra foi encomendada para o FAO.

As óperas ‘Três Minutos de Sol’, de Leonardo Martinelli, e ‘O Corvo’, estão disponíveis para o público no canal do FAO, no YouTube.

Webinars e Masterclasses

Os webinars e masterclasses exibidos durante a programação do festival também estão disponíveis no canal do FAO. Temas como a profissão do compositor erudito e o cenário de teatro de ópera e economia criativa, além da aula de canto com a soprano e atriz Gabriela Geluda podem ser acessados gratuitamente.

‘Raio-X da Ópera’

O ‘Raio-X na Ópera’, uma série de 14 vídeos sobre os bastidores e curiosidades do Festival Amazonas de Ópera e do mundo lírico, também é parte da programação do FAO. Cada episódio trata de um tema diferente como composição, direção, regência, orquestra, entre outros. O público pode conferir a série nos canais do FAO e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

FAO 2021

A 23ª edição do FAO iniciou no dia 6 de junho, com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações.

Seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, o FAO tem uma produção inovadora este ano. As orquestras dos Corpos Artísticos gravaram, em dias alternados, áudio e vídeo das obras em Manaus, no Teatro Amazonas, e os solistas gravaram as vozes em São Paulo, onde também é trabalhada a parte cênica. O material foi, então, reunido e editado para dar vida às óperas e aos concertos. Os grupos de músicos também são reduzidos, em formato de câmara, para evitar aglomerações e facilitar o distanciamento social.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!