Manaus, 6 de julho de 2022

Amazônia

Foto: Deverson Pepi/Reprodução
Foto: Deverson Pepi/Reprodução Foto: Deverson Pepi/Reprodução

Pesquisadores descobrem espécie de jacaré que viveu na Amazônia há 10 milhões de anos

A espécie já extinta teria vivido no sul do Amazonas.

Com informações da assessoria

Pesquisadores da Amazônia descobriram uma nova espécie de jacaré, a ‘Melanosuchus latrubessei’, que teria vivido no sul do Amazonas há, aproximadamente, dez milhões de anos.

A espécie já extinta foi identificada por meio do fóssil da porção anterior direita do focinho de um jacaré. O material encontra-se na Universidade Federal do Acre (UFAC), no campus da cidade de Rio Branco, sob os cuidados do prof. Dr. Jonas Souza-Filho.

O nome ‘latrubessei’ é em homenagem ao Dr. Edgar M. Latrubesse, um importante geomorfólogo argentino que estudou durante décadas a região Amazônica tentando entender a evolução dos ambientes passados. O pesquisador publicou uma série de estudos que são referência para pesquisas na região.

Um artigo sobre a nova espécie foi publicado na revista ‘Zootaxa’, em um estudo desenvolvido pelos Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (Rio Branco) e Laboratório de Paleontologia (Cruzeiro do Sul), ambos da Universidade Federal do Acre; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Laboratório de Estudos Paleobiológicos (Universidade Federal de São Carlos); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e o Museu da Amazônia (Musa), de Manaus, no Amazonas.

COMPARTILHE