Manaus, 30 de maio de 2023

Turismo

Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM
<em>Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM</em> <em>Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM</em>

Largo de São Sebastião, o complexo turístico que abriga atrações no Centro de Manaus

Complexo compreende área do entorno da Praça de São Sebastião.

Da redação

O Largo de São Sebastião está localizado no Centro Histórico de Manaus. O complexo turístico compreende toda a área do entorno da Praça de São Sebastião, incluindo a Igreja de São Sebastião e o Teatro Amazonas. A praça fica aberta o tempo todo, dia e noite. Saiba mais sobre o espaço.

Um dos pontos turísticos mais visitados de Manaus, o largo abriga bares, museus e casarões antigos. No espaço, são realizadas apresentações artísticas e culturais. O local já recebeu, por exemplo, um show surpresa da cantora Marília Mendonça.

Praça de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

No Largo de São Sebastião, fica a Igreja de São Sebastião, construída em 1888, e o Teatro Amazonas, patrimônio histórico e cartão postal de Manaus, inaugurado em 1896.

No Centro da Praça de São Sebastião, fica o Monumento à Abertura dos Portos, criado pelo escultor italiano Domenico de Angelis.

Monumento à Abertura dos Portos. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Já a calçada da praça integra um conjunto de obras viabilizadas pelos magnatas da época áurea da borracha, na Amazônia, fase experimentada no final do século do século 19 e início do século 20.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, calçadão foi inaugurado em 1901, com ladrilhos portugueses. O mosaico das peças do passeio seriam uma homenagem ao Encontro das Águas, confluência entre os rios Negro (de águas escuras) e Solimões (de águas barrentas).

Calçadão da Praça de São Sebastião. Foto: Eliena Monteiro/PEM

A montagem e cores da peças do calçadão lembram o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas, segundo o Instituto Estadual do Patrimônio do Rio de Janeiro (Inepac), o desenho sequenciado das ondas que formam o calçadão de Copacabana foi trazido de Portugal para o RJ somente em 1905, ou seja, a implantação em terras cariocas ocorreu depois da inauguração do passeio do Largo São Sebastião.

Eventos

O Largo São Sebastião abriga atividades culturais promovidas pelo Governo do Estado, como festivais, festas carnavalescas, shows de música, de dança, espetáculos natalinos. Também são realizadas exposições, que se concentram na Galeria do Largo, outro espaço funciona no local.

Por ano, aproximadamente, 196 mil espectadores acompanham eventos no Largo de São Sebastião.

O Teatro Amazonas compõe o complexo. Foto: Edilene Mafra

Acesso livre

A Praça de Praça de São Sebastião é um espaço aberto, que pode receber visitas a qualquer dia e horário. O cenário rende belas imagens, fotografias ou vídeos, já que, além da praça, a visita permite a contemplação do Teatro Amazonas, da Igreja de São Sebastião e de outros atrativos do entorno.

No entorno do Largo também há restaurantes, cafés e outros espaços que oferecem comidas típicas da culinária amazônica e uma variedade de pratos.

A praça dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência física.

A praça tem acesso livre. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Endereço

O Largo de São Sebastião está situado na Rua 10 de Julho, Centro de Manaus, capital do Amazonas. Mas, também é possível acessar o espaço por outras vias, como a Avenida Eduardo Ribeiro.

Contatos

O local é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que disponibiliza os seguintes contatos:

E-mail: [email protected] / [email protected]
Telefone: (92) 3631-6227 (Casa das Artes/administração).

Vista aérea permite ver o Teatro Amazonas, a Praça do Largo São Sebastião e a Igreja de São Sebastião. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!