Manaus, 24 de julho de 2024

Turismo

Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM
<em>Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM</em> <em>Praça do Largo de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM</em>

Largo de São Sebastião, o complexo turístico que abriga atrações no Centro de Manaus

Complexo compreende área do entorno da Praça de São Sebastião.

Eliena Monteiro

O Largo de São Sebastião está localizado no Centro Histórico de Manaus. O complexo turístico compreende toda a área do entorno da Praça de São Sebastião, incluindo a Igreja de São Sebastião e o Teatro Amazonas. A praça fica aberta o tempo todo, dia e noite. Saiba mais sobre o espaço.

Um dos pontos turísticos mais visitados de Manaus, o largo abriga bares, museus e casarões antigos. No espaço, são realizadas apresentações artísticas e culturais. O local já recebeu, por exemplo, um show surpresa da cantora Marília Mendonça.

Praça de São Sebastião. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

No Largo de São Sebastião, fica a Igreja de São Sebastião, construída em 1888, e o Teatro Amazonas, patrimônio histórico e cartão postal de Manaus, inaugurado em 1896.

No Centro da Praça de São Sebastião, fica o Monumento à Abertura dos Portos, criado pelo escultor italiano Domenico de Angelis.

Monumento à Abertura dos Portos. Foto: Eliena Monteiro/PEM

CALÇADÃO DO LARGO

Já a calçada da praça integra um conjunto de obras viabilizadas pelos magnatas da época áurea da borracha na Amazônia, fase experimentada no final do século 19 e início do século 20.

Segundo informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o calçadão foi inaugurado em 1901, com ladrilhos portugueses. O mosaico das peças do passeio seriam uma homenagem ao Encontro das Águas, confluência entre os rios Negro (de águas escuras) e Solimões (de águas barrentas).

Calçadão da Praça de São Sebastião. Foto: Eliena Monteiro/PEM

A montagem e cores das peças do calçadão lembram o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas, segundo o Instituto Estadual do Patrimônio do Rio de Janeiro (Inepac), o desenho sequenciado das ondas que formam o calçadão de Copacabana foi trazido de Portugal para o RJ somente em 1905, ou seja, a implantação em terras cariocas ocorreu depois da inauguração do passeio do Largo São Sebastião, em Manaus.

EVENTOS

O Largo de São Sebastião abriga atividades culturais promovidas pelo Governo do Estado, como festivais, festas carnavalescas, shows de música, dança e teatro, além de espetáculos natalinos. Também são realizadas exposições, que se concentram na Galeria do Largo e na Casa das Artes, outros espaços que compõem o complexo turístico.

Por ano, aproximadamente, 196 mil espectadores acompanham eventos no Largo de São Sebastião, segundo a Secretaria de Cultura.

O Teatro Amazonas compõe o complexo. Foto: Edilene Mafra

ACESSO LIVRE

A Praça de Praça de São Sebastião é um espaço aberto, que pode receber visitas a qualquer dia e horário. O cenário rende belas imagens (fotografias e/ou vídeos), já que, além da praça, a visita permite a contemplação do Teatro Amazonas, da Igreja de São Sebastião e de outros atrativos do complexo.

No entorno do Largo também há restaurantes, cafés e outros espaços que oferecem comidas típicas da culinária amazônica.

A praça dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência física.

A praça tem acesso livre. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Endereço

O Largo de São Sebastião está situado na Rua 10 de Julho, Centro de Manaus, capital do Amazonas. Mas, também é possível acessar o espaço por outras vias, como a Avenida Eduardo Ribeiro.

Contatos

O local é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que disponibiliza os seguintes contatos:

E-mail: [email protected] / [email protected]
Telefone: (92) 3631-6227 (Casa das Artes/administração).

Vista aérea permite ver o Teatro Amazonas, a Praça do Largo São Sebastião e a Igreja de São Sebastião. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!