Manaus, 24 de junho de 2024

Teatro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Inscrições abertas para oficinas de ‘Improvisação e Atuação Teatral’ em Manaus

As inscrições são online e gratuitas.

Com informações da assessoria

As oficinas de ‘Improvisação e Atuação Teatral’ estão com inscrições abertas para o público de Manaus. A iniciativa encerra as atividades da ‘Temporada Formativa Pedagogia do Ator 2022’, que circulou por vários pontos da capital amazonense. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

Serão realizadas duas oficinas, uma voltada ao público adolescente (faixa-etária de 15 a 18 anos) e uma outra voltada ao público adulto (faixa-etária a partir de 18 anos).

Oficina de ‘Improvisação e Atuação Teatral’. Foto: Divulgação

Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar exercícios práticos de técnicas de atuação e de improvisação cênica, focados no trabalho técnico e formativo do ator e da atriz.

No fim de cada curso, os participantes apresentarão um experimento cênico criado a partir do trabalho técnico desenvolvido e de um texto clássico teatral escolhido para ser encenado.

Este projeto é uma produção da Doutor (DR) Criações e Companhia e foi contemplado no Edital Amazonas Criativo 2021, contando com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

‘Improvisação e Atuação Teatral’ para crianças. Foto: Divulgação

Inscrições para oficinas

As vagas para as oficinas são gratuitas e limitadas. Todos os participantes receberão certificação.

Os encontros serão realizados no Palácio Rio Negro (Salão Nobre), Avenida 7 de Setembro, no Centro de Manaus.

Oficina de ‘Improvisação e Atuação Teatral’ para adolescentes

A oficina para adolescentes ocorrerá nos dias 11, 13 e 14 de maio de 2022.

A inscrição pode ser feita pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-improvisacao-e-atuacao-teatral-para-adolescentes-e-jovens__1548541.

Oficina de ‘Improvisação e Atuação Teatral’ para adultos

Já a oficina para adultos ocorrerá nos dias 20 de maio de 2022, das 08h às 11h; e 21 de maio de 2022, das 08h às 11h e das 14h às 17h.

As inscrições estão abertas, disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-improvisacao-e-atuacao-teatral-para-adultos__1548531.

Sobre o projeto

A nova edição do projeto de ‘Oficinas de Atuação Teatral’ que, já vem ocorrendo desde 2017 na capital amazonense, visa ampliar e prestar maior atendimento às diversas comunidades e instituições das diferentes zonas da capital.

A equipe realizadora do projeto teatral já percorreu todas as zonas de Manaus durante os últimos quatro anos (2017-2021), propiciando o estudo prático da atuação e improvisação teatral por meio do trabalho com a pedagogia do ator do encenador russo Constantin Stanislavski (1863-1938), bem como a criação e apresentação cênica dos participantes e a recepção artística dos espectadores dos lugares visitados.

Projeto de ‘Temporada Formativa Pedagogia do Ator 2022’. Foto: Divulgação

Edição 2022

Nesta edição de 2022, iniciada em março, as oficinas já foram realizadas com crianças, adolescentes e adultos. Atendendo o público infantil, o curso foi levado à Escola Municipal Mário Lago no Conjunto Américo Medeiros, à Comunidade São Pedro no bairro Campo Salles e à Casa Mamãe Margarida no Bairro São José Operário.

Já o público adolescente foi contemplado na Escola Estadual Cid Cabral da Silva no Conjunto Canaranas, e na já citada, Casa Mamãe Margarida localizada na Zona Leste de Manaus. E o público adulto atendido pelo projeto foi o dos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do CEJA Agenor Ferreira Lima do Bairro Aleixo, do Centro Cultural Uatê no Bairro São Lázaro, e do Projeto Comunitário Amigos do Idoso que ocorre na Escola Municipal Dr. Raymundo Nonato de Magalhães Cordeiro, localizada no Novo Aleixo.

De acordo com a organização, somente nesta edição, contando com as duas oficinas que serão realizadas no Centro de Manaus e que são abertas ao público, o projeto já alcançou mais de 216 pessoas. Há, ainda, o diverso público de espectadores das apresentações finais que se mistura entre pais de estudantes, convidados e comunidade visitada, e se junta às mais de 300 pessoas que já assistiram durante esses quatro anos as mostras dos experimentos cênicos finais de cada edição do projeto.

Nesta edição de 2022, foram apresentadas até então, cenas baseadas nos textos ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare; e ‘Saltimbancos’, adaptação feita por Chico Buarque da obra I Musicanti.

Caráter social

O caráter social, desta edição, está presente no objetivo de possibilitar acesso ao curso em diversos lugares por onde a temporada formativa passou, promovendo uma rotina artística de conexão de afeto e trocas entre comunitários e artistas.

Segundo a produção do projeto, a dimensão educativa da iniciativa propicia experiências de aprendizagens cênicas em teatro para coletivos de crianças, jovens e adultos que têm o desejo de vivenciar estas práticas pela primeira vez, o que permite a criação de uma rede de compartilhamentos de conhecimentos de forma democrática.

O diferencial é a promoção não somente do estudo prático em teatro, mas também da vivência em atuação como proposta pedagógica, que além das oficinas, prevê a criação e o compartilhamento cênico; bem como a oportunidade de atender um público diverso em lugares diversos.

Num sentido artístico-formativo, estas últimas duas oficinas que serão realizadas, atendem à proposta de alcance de estudantes das linguagens artísticas cênicas e de artistas já inseridos na área, possibilitando a formação continuada profissional.

Encerramento do projeto

O projeto será encerrado com a estreia de um documentário produzido a partir da gravação das visitas aos diferentes lugares e dos encontros com diversos sujeitos. Este trabalho audiovisual será lançado na plataforma Youtube, contando com entrevistas, bastidores e gravações dos experimentos cênicos produzidos.

A previsão de lançamento do documentário é para a última semana do mês de maio de 2022.

Sobre o oficineiro

O curso será ministrado por Diogo Ramon, ator e professor de Artes Cênicas. O artista é Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Completou dez anos de carreira em 2021, somando diversos trabalhos artísticos. No teatro como ator encenou ‘Sertão, Sol & Canção’ (2021), ‘O Rapto das cebolinhas’ (2018-2020), ‘A bicicleta do condenado’ (2017) e ‘Romeu e Julieta’ (2016); como diretor assinou espetáculos como ‘A clássica Estória dos Saltimbancos’ (2018), ‘O Corcunda de Notre-Dame’ (2017) e ‘Auto da Compadecida’ (2016), sem contar o apoio na produção da 59ª edição do espetáculo ‘Show do Esqueleto’, o espetáculo com mais tempo em cartaz no Brasil, realizado anualmente em Goiânia.

No audiovisual como ator participou da série televisiva ‘Boto’ (2017) e do curta-metragem ‘Novembros’ (2016); como diretor e ator trabalhou na websérie ‘Endemia’ (2020), vencedora do Prêmio de Melhor Filme Ambiental no 12º Festival Nacional de Audiovisual Cawcine do Rio de Janeiro (2021) o que lhe rendeu também o prêmio de Diretor Destaque Nacional.

Na televisão trabalhou na roteirização do programa infantil ‘Farol Sagres Educa’ (2020) produzido pela TV Sagres de Goiás, vencedora do Prêmio de Melhor Filme Ambiental no 12º Festival Nacional de Audiovisual Cawcine do Rio de Janeiro (2021) o que lhe rendeu também o prêmio de Diretor Destaque Nacional.

Sobre a equipe técnica

Com realização da Doutor (DR) Criações e Companhia, a equipe do projeto é formada pelo artista Diogo Ramon, que além de ministrar o curso também é o diretor geral, diretor de marketing, diretor de conceito visual do projeto e de divulgação, bem como colabora na finalização dos registros videográficos do documentário que está sendo produzido.

A produção geral e assessoria de imprensa foi realizada por Kelly Vanessa. A produção técnica, assistência pedagógica e social media é cuidada por Mayara Cabral.

Já a produção técnica e assistência pedagógica são ações realizadas por Neuriza Figueira e Vânia Rosas. Murilo Barbosa é quem cuida da criação de conteúdo digital, direção de fotografia, cinegrafia, edição e finalização dos registros videográficos.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!