Manaus, 6 de julho de 2022

Religião

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Fernandinho vai cantar na ‘Marcha Para Jesus 2022’ em Manaus

Com informações da assessoria

O cantor gospel Fernandinho será uma das atrações nacionais da 28ª edição da ‘Marcha para Jesus’, em Manaus. Também participam desta edição, Anderson Freire e o Quarteto Communion, além de 13 atrações locais. O tradicional evento religioso ocorre no sábado (28/5), com o tema ‘Sem Mim, nada podeis fazer’.

A expectativa é reunir mais de 400 mil pessoas durante todo o percurso do evento, que contará com o apoio de cinco trios elétricos. Haverá interdições e desvios temporários no trânsito, de acordo com o deslocamento da marcha.

O horário de concentração previsto é 12h, na praça da Saudade, localizada na rua Ferreira Pena, Centro da cidade. A partir das 15h, começa a caminhada e segue até o sambódromo, na zona Centro-Oeste.

Cantor Gospel Fernandinho. Foto: Reprodução/Instagram

Atrações

Na chegada ao sambódromo, o tenor Miquéias William conduzirá o momento cívico que abre a cerimônia de congraçamento entre as igrejas que compõem a Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas.

A artista manauara Izabelle Ribeiro, finalista do The Voice Kids 2021; o pastor Fernandinho; o cantor gospel Anderson Freire e o Quarteto Communion são os grandes nomes que compõem o line-up do maior evento gospel a céu aberto do mundo.

Foto: Divulgação

Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus, realizada desde 1994, maior evento cristão a céu aberto do mundo, é uma iniciativa que reúne igrejas evangélicas de Manaus e é aberta à participação de toda a população.

Faz parte do calendário oficial da cidade de Manaus desde outubro de 2005. O evento acontece em todo o território nacional e em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros.

Apoio

A ‘Marcha para Jesus’ é realizada pela a Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam) e conta com o apoio da undação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Comissão Especial de Grandes Eventos (Cege).

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressalta que o evento faz parte do calendário oficial e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

“Em cumprimento à lei nº 889, de 17 de outubro de 2005, estamos apoiando o evento com artistas nacionais e locais, que vão compor a programação, além de apoio no planejamento estratégico da Cege, que dentro da matriz de responsabilidade de cada secretaria, na transversalidade, está operacionalizando o evento durante todo o trajeto”, informou Alonso.

De acordo com o pastor Valdiberto Rocha, presidente da Omeam, o tema desta edição propõe uma reflexão à sociedade em relação ao momento difícil atravessado pela humanidade.

“Como cristãos, reconhecemos o poderio do Criador sobre nós e sobre todas as coisas. Nos dois últimos anos perdemos vários entes queridos; o desemprego assolou muitas famílias; a fome assolou muitas vidas e, se ainda estamos de pé, é por que Ele nos permitiu. Sem Ele, não podemos nada. É importante que os cristãos tenham isso em mente”, concluiu Valdiberto.

Mobilidade

As interdições temporárias das vias serão realizadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de acordo com o deslocamento da marcha, na rua Ferreira Pena, avenidas Ayrão, Constantino Nery e Pedro Teixeira.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, esclarece que o trânsito será liberado após a passagem dos fiéis. “Para organizar, 130 agentes do IMMU estarão posicionados monitorando o trânsito nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto, além do acompanhamento, em tempo real, que será realizado pela superintendência da Prefeitura de Manaus, que atua no monitoramento e gestão de crises da cidade, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC)”, enfatizou Martins.

Itinerários alterados

Linhas de ônibus que circulam nas Avenidas Constantino Nery, no sentido Centro/bairro, na Pedro Teixeira, em frente ao Sambódromo, e Rua Ferreira Pena, próximo à praça da Saudade, no Centro, terão os itinerários alterados no sábado (28/5), durante a passagem da marcha.

No planejamento operacional elaborado pela Prefeitura de Manaus, os ônibus deverão seguir por rotas alternativas conforme o andamento da marcha.

Inicialmente, no sentido bairro/Centro da Avenida Constantino Nery não haverá nenhuma alteração na operação das linhas. A partir de 12h, 43 fiscais de transporte do IMMU ficarão posicionados nas vias a serem interditadas, para orientar os motoristas dos coletivos sobre os desvios de itinerário e os usuários que estiverem nos pontos de parada.

Veja como fica o trânsito e o fluxo de veículos no horário da Marcha para Jesus:

Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão acessar a Constantino Nery. Devem seguir pela Getúlio Vargas e Djalma Batista.

Os veículos que circulam pela Japurá, sentido Praça 14/Centro, converterão à esquerda em direção à avenida Tarumã.

Após a marcha percorrer a avenida Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena, para acessar a Álvaro Maia.

A Avenida Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/bairro, da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a Avenida Pedro Teixeira, de acordo com a passagem da marcha.

Os veículos que trafegam na travessa Artur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a Constantino Nery, sentido Centro. Caso necessário, o desvio será prolongado para a rua Emília Ruas, no São Jorge.

Os veículos e coletivos que trafegam na João Valério serão desviados para a Djalma Batista.

O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro, será desviado à esquerda para a avenida do Samba, acessando a Lóris Cordovil à direita.

Os veículos que trafegam no sentido avenida Torquato Tapajós para a Constantino Nery, devem seguir pela Djalma Batista.

A avenida Lóris Cordovil terá duplo sentido de circulação.

Os coletivos que utilizam o T1 e a avenida Constantino Nery seguirão pela Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco e Djalma Batista. As linhas da zona Oeste deverão adentrar a Joaquim Gonzaga Pinheiro (praça Santos Dumont) e avenida Álvaro Maia.

Segurança

Haverá uma base integrada das Forças de Segurança, no sambódromo, para monitoramento, gestão de crises e registro de Boletins de Ocorrência (BOs) que envolvam perda ou extravio de documentos e, também, a realização de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), para casos de crimes de menor potencial ofensivo.

O evento terá acompanhamento em tempo real, por meio das câmeras de vigilância do CCC da Prefeitura de Manaus e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do governo do Amazonas.

Conselho Tutelar

Ao identificar uma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil, pode-se realizar denúncia pelos canais da Semasc (0800 092 6644 ou 0800 092 1407), pelo Disque 100 (nacional), ou acionar o Conselho Tutelar na base das Forças de Segurança, no sambódromo.

COMPARTILHE