Manaus, 11 de setembro de 2024

Música

Foto: Sanny Souza/Foto Nascimento
Foto: Sanny Souza/Foto Nascimento Foto: Sanny Souza/Foto Nascimento

Lucilene Castro e Márcia Siqueira comemoram lançamento de clipes

'Kananciuê' e 'Tempo de Tucandeira' foram lançadas no dia 16 de maio.

Por Stephane Simões

As cantoras amazonenses Lucilene Castro e Márcia Siqueira lançaram, no último dia 16 de maio, os videoclipes das toadas ‘Kananciuê’ e ‘Tempo de Tucandeira’, por meio do projeto ‘Desafio das Cores’. Em entrevista ao Portal Edilene Mafra, as artistas revelaram detalhes sobre a produção, resultados do trabalho e repercussão da nova edição do projeto.

O clipe gravado por Lucilene traz a música ‘Kananciuê’, do compositor Ronaldo Barbosa. Márcia canta no clipe ‘Tempo de Tucandeira’, composição de Tony Medeiros e Iraldo Medeiros. As duas canções se tornaram sucessos dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente, nos anos 1990.

Segundo Lucilene Castro, a pandemia de Covid-19 dificultou o processo de produção dos videoclipes, já que era necessário manter o distanciamento social. Por conta disso, muitos detalhes da produção precisaram ser resolvidos por meio das plataformas online.

O clipe de ‘Kananciuê’ foi gravado em um sítio, às margens do Rio Tarumã, em Manaus, no Amazonas, em setembro de 2020. Lucilene conta que o percurso até o local é longo.

Lucilene Castro e Márcia Siqueira protagonizam o projeto ‘Desafio das Cores’. Foto: Sanny Souza/Foto Nascimento

“Nós começamos a gravar às 6h da manhã. Fomos parar quase 22h da noite. Ainda fizemos uma gravação no outro dia, para concretizar. Então, praticamente, foi necessário um dia e meio para finalizar a filmagem. Mas a equipe estava muito afinada, todo mundo a fim de fazer. Então, isso facilitou muito para que a coisa vingasse”, ressalta.

Já a gravação do clipe de ‘Tempo de Tucandeira’ ocorreu no bairro Cidade de Deus, em Manaus, em março deste ano. Como Márcia foi contaminada pela Covid-19, as filmagens precisaram ser adiadas.

“A gente teve que cancelar o vídeo da Márcia quatro vezes. Mas, a nível de acesso, era mais fácil, por ter sido gravado na cidade. Nós visitamos várias vezes as locações, para definir ponto de filmagem, para que, quando fôssemos lá, soubéssemos exatamente onde iríamos gravar”, acrescenta.

Conforme Lucilene, a escolha das toadas é resultado de um consenso entre as cantoras e a diretoria do vídeo. “Nós discutimos a proposta de qual seria a música para nós fazermos o clipe, e chegamos a essa proposta, de que seria ‘Kananciuê’ e ‘Tempo de Tucandeira'”, reitera a artista.

Projeto resultou no lançamento de dois clipes. Foto: Sanny Souza/Foto Nascimento

Repercussão

De acordo com Lucilene, o trabalho tem sido bem avaliado pelo público. Os resultados vieram por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos e número de visualizações dos vídeos. “”A gente acredita que as pessoas estão, realmente, gostando muito”, ressalta.

Até esta terça-feira (25/5), ‘Kananciuê’ já tinha mais de 6,1 mil visualizações no YouTube; ‘Tempo de Tucandeira’ também somava mais de 6,1 mil visualizações. “Para a cidade de Manaus é um engajamento bacana, é muita gente. Nós estamos muito contentes com a repercussão”, comemora Lucilene.

Para a cantora Márcia Siqueira, o sentimento é de gratidão. “Estou muito feliz de ver a reação das pessoas. Eu achei muito bacana, pois a maioria das pessoas entenderam a nossa mensagem. Então, sensação de dever cumprido”, afirma.

Desafio das Cores

O Desafio das Cores é um projeto antigo das duas artistas. O primeiro show ocorreu no Teatro Amazonas, em 2017. No ano de 2019, a iniciativa foi contemplada no Edital Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus e hoje conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Por conta da pandemia, as atividades do projeto estavam suspensas. Nesta nova fase do Desafio das Cores, as cantoras produziram os dois videoclipes e seis músicas, três do Garantido e três do Caprichoso.

Márcia destaca que, desde o início, o projeto apresentou como diferencial uma nova estética para as toadas de Boi-Bumbá. “A gente tentou, nesse projeto, desde o começo, desligar um pouco dessas figuras que são muito presentes. Tanto que nós fizemos isso nos figurinos, que foram apresentados nos clipes, e no show que fizemos no Teatro Amazonas, no qual não fizemos com bailarinos, com batucada, com uma banda com formação diferente. Assim, valorizando mais a melodia e a poesia das toadas”, explica.

“E os clipes não seriam diferentes, a proposta seguiria a mesma ideia do início do projeto, fazer um trabalho conceitual e colocar muito simbolismo nos dois clipes, representatividade feminina”, finaliza a cantora.

O Desafio das Cores é um projeto antigo das duas artistas. Fotos: Divulgação

Ficha técnina

A equipe que participou dos processos de produção até a finalização é a mesma nos dois videoclipes. O projeto ‘Desafio das Cores’ foi contemplado no edital Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus. O clipe foi realizado pela On Produções, com produção audiovisual da Olha Já Filmes e produção executiva de Lucilene Castro.

Confira a ficha técnica

Direção e Roteiro: Cristiane García
Produção musical: Jonilson Reis “Labamba”
Produção executiva: Lucilene Castro
Direção de fotografia e câmera: Lúcio Silva
Direção de produção e controller: Gisele Menezes
Montagem e finalização: Paulo Cezar Freire
Color grading: Eduardo Nascimento
Design gráfico: Michell Matos
Elenco de apoio: Huana Viana e Hamã Luciano Vieira
Concepção de figurino: Cristiane García
Design de figurino: Oberdan Nogueira
Confecção de figurino: Jorge Mychael
Produção de figurino: Oberdan Nogueira e Gabriel Vitor
Assistente de produção de figurino: Theo Lima
Produção de arte: Marcelo Silva
Assistente de prod. de arte: Sofia Reis
Maquiagem: Layanne Weickman
Grafismo corporal: Kim Purê Manã
Caracterização e maquiagem: Sofia Reis
Assistente de caracterização: Carol Calderaro
1° assistente de câmera: Marcos Rodrigues Pereira “Casca”
2° assistente de câmera: Myke Glória Silva
3° assistente de câmera: Deleon Silva
Assistente de produção de set: Carine Siqueira
Maquinaria: Reginaldo Gomes “Tyson”
Eletricista: Evandro Repolho
Assistente de eletricista: Eliezio Souza “Cabelo”
Assistente de platô: Adauto Barros e Júnior Martins
Música gravada no estúdio: Júpiter Music
Engenheiro de gravação e Mixagem: Armando C. Mendes
Teclados e arranjos: Jonilson Reis “Labamba”
Violões: Neil Armstrong Júnior
Charango: Arlen Barbosa
Percussão: Mario Guimarães “Mariozinho”
Caixinha: Leonardo Zagury
Surdos Luiz Fernando e Henrique Parintina
Vocais: Márcia Siqueira e Lucilene Castro

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!