Manaus, 16 de agosto de 2022

Música

Foto: Belle Delmondes
Foto: Belle Delmondes Foto: Belle Delmondes

Dupla Anna Suav & Bruna BG lança música ‘Mercancías’

Música faz parte do álbum visual 'Ritual das Candeias'.

Com informações da assessoria

A dupla Anna Suav & Bruna BG lançou a música ‘Mercancías’, na quinta-feira (30/6). O single faz parte do novo projeto, o álbum visual ‘Ritual das Candeias’, produzido com o patrocínio de Natura Musical. A faixa é acompanhada também por um videoclipe, que está disponível no YouTube.

Em ‘Mercancías’ (mercadorias em espanhol), as cantoras da Região Norte aliam a potência do rap a versos de poesia para denunciar um problema histórico no Norte do país: a exploração sexual de mulheres e meninas. Esse tipo de violência apresenta números cada vez mais crescentes, especialmente no arquipélago de Marajó, no Pará, onde estão concentrados os municípios mais pobres do estado e diversas denúncias de redes de prostituição.

“Essa é uma música que eu considero pesada, sombria, e não só na letra, mas também no instrumental. É uma experiência de mulheres daqui do Norte, que crescem escutando a lenda do boto, até entender que por trás dessa história tem algo muito mais real e perigoso”, comenta a cantora Bruna BG. “Acreditamos que esse single possa ser uma ferramenta de denúncia, com força para alcançar muitas pessoas e lugares e para chamar a atenção para o que se vive por aqui”.

“Se a mão que embala o berço é a mesma que põe o dedo / Se a mão que tem o terço amaldiçoa desde cedo / Na escuridão do quarto, cheira a talco, cheira a vela, cheira a falo e cheira a medo”, canta Anna Suav em uma das estrofes da música, ressoando a mensagem de alerta.

Dupla Anna Suav & Bruna BG. Foto: Belle Delmondes

Single ‘Mercancías’

A composição é assinada pela dupla, e a canção conta ainda com direção musical do DJ Duh, produtor que já trabalhou com nomes como Emicida, Ivete Sangalo e Gaby Amarantos; produção musical de Donloco; e mixagem e masterização de Alejandra Luciani, que já atuou ao lado de Ava Rocha, Liniker e Elza Soares. A faixa foi gravada no estúdio Floresta Sonora, em Belém, capital do Estado do Pará.

Já o videoclipe, que conta com direção e roteiro da própria Anna Suav, em parceria com Xavier Amorim, retrata algumas cenas comuns de meninas e mulheres e suas vivências de exploração sexual na vida noturna e redes de prostituição que podem ser encontradas em barcos da Amazônia, por exemplo.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Álbum ‘Ritual das Candeias’

O álbum ‘Ritual das Candeias’ foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Nic Dias, Sumano MC, Festival MANA e Mestras do Pará, por exemplo.

No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 69 projetos até 2020, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.

Anna Suav & Bruna BG. Foto: Belle Delmondes

Anna Suav & Bruna BG

A dupla Anna Suav & Bruna BG une dois dos principais nomes do atual cenário do hip-hop no Norte do país. A MC, poeta, cantora e compositora, Anna Suav nasceu em Manaus, no Amazonas e fortalece a cena de Belém, no Pará, desde 2017, quando co-criou o projeto ‘Slam Dandaras do Norte’ (2017-2019).

Em 2021, ela lançou seu primeiro EP solo, ‘Eva Grão’, que inclui os singles ‘BNTA’ e ‘Hino’. Em suas composições, Anna reforça questões de representatividade feminina e negra e os processos de invisibilidade do Norte do país.

Já Bruna BG é rapper, musicista e compositora de Breves, cidade do Pará, e está na cena do hip-hop desde 2016, quando fundou o grupo Clã do Norte, mandando versos sobre realidades periféricas, violências e superações. No último ano, também lançou seu primeiro EP solo, homônimo, reunindo cinco faixas.

Juntas, as duas já lançaram o single ‘Soul Sim’ (2019), e, no mesmo ano, também venceram o primeiro lugar nas seletivas do Festival Se Rasgum (PA). Agora, a dupla une forças em ‘Ritual das Candeias’, projeto de álbum visual contemplado pelo edital Natura Musical, com lançamento previsto para julho de 2022.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo.

Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.

Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Ficha técnica – Música

Letra: Anna Suav e Bruna BG
Voz: Anna Suav e Bruna BG
Direção musical: DJ Duh
Produção musical: Donloco
Guitarra: Jimmy Góes
Mixagem e Masterização: Alejandra Luciani
Gravação: Estúdio Floresta Sonora

Ficha técnica – Clipe

Direção: Anna Suav e Xavier Amorim
Direção Criativa: Sibely Nunes
Produção Executiva: Viviane Chaves e Marcel Arede – Amplicriativa
Roteiro: Anna Suav e Xavier Amorim
Direção de Produção: Paulo Augusto Mendes
Assistente de Produção: Karinny de Magalhães
Produção de Transporte: Bárbara von Paumgartten
Direção de Fotografia: Fabio Ramos
Operação de câmera: Fabio Ramos
Direção de Arte: Kamila Ferreira
Assistente de Arte: Kaique Ferreira
Stylist: Marcelo Migs
Assistente de Stylist: Tiana Ferreira
Beleza: Victoria Tavares
Logger: Paulo Augusto Mendes
Montagem: Anna Suav, Xavier Amorim, Paulo Augusto Mendes e Arnaldo Rodrigues
Colorização, motion e finalização: Arnaldo Rodrigues
Fotografia Still e Making Of: Belle Delmondes
Casting: Bianca Bahia, Joelly Pantoja e Tiana Ferreira
Assessoria de comunicação: Gabriel Oliveira e Thiessa Torres
Design: Luiz Almeida
Coordenação de projeto: Anna Suav
Realização: Caribé Filmes e MandaJob Produções

COMPARTILHE