Manaus, 24 de abril de 2024

Editais

Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação
Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação

Festival que impulsiona carreiras está selecionando bandas e músicos da Amazônia Legal

Podem participar artistas dos nove estados. Inscrição é gratuita.

Da redação

O tradicional festival paraense ‘Se Rasgum’ está buscando bandas e músicos que estejam despontando no cenário da música na Amazônia Legal. Os selecionados vão contar com a orientação de profissionais do mercado musical, que contribuirão para impulsionar as carreiras dos artistas. Leia o edital, ao final.

Uma novidade da edição 16ª é que a seletiva ampliou a busca por novos artistas e está recebendo inscrições dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal. Os estados que compõem essa região, também chamada de Amazônia brasileira, são: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Edição do festival em 2019, antes da pandemia. Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do festival: https://serasgum.com.br/seletivas/inscricao, até o dia 2 do mês de setembro.

Para participar, os interessados devem residir em um dos estados da Amazônia Legal. Também devem ter produzido e lançado pelo menos quatro singles; comprovar, pelo menos, dois anos de atuação na área musical, entre outras exigências.

No momento da inscrição, os interessados vão preencher um formulário com informações sobre a banda ou músico; anexar duas fotos, links das músicas lançadas e link de vídeo de performance ao vivo, entre outros dados complementares.

O festival impulsiona carreiras. Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação

Festival Se Rasgum

Conforme informações do festival, o ‘Se Rasgum’ é conhecido por revelar artistas da música paraense para o Brasil, e tornou-se uma referência no circuito nacional.

Há mais de uma década, o ‘Se Rasgum’ vem revelando artistas que despontam na música produzida no Estado do Pará, abrindo o palco do festival para novos talentos, ajudando tanto na apresentação destas novidades para o mercado musical quanto na formação de novos públicos.

Em um ano de readaptações, o Festival ‘Se Rasgum’ aproveitou para ampliar seu alcance para a região da Amazônia Legal. O objetivo é mapear os destaques da música amazônica.

Marcelo Damaso e Renée Chalu dirigem a ‘Se Rasgum Produções’. Damaso explica como eles perceberam que era o momento de ampliar a busca de novos talentos na Amazônia.

“Sabemos que há uma dificuldade grande em fazer ecoar a música produzida no Pará, e no Norte como um todo, mas em todos esses anos até que conseguimos dar bastante projeção para as nossas apostas. No entanto, vimos a necessidade de nós mesmos conhecermos mais a música da nossa região de uma forma mais ampla, sem se limitar às nossas fronteiras estaduais. Sabemos que a Amazônia tem sotaque próprio e queremos usar a força do ‘Se Rasgum’ para dar mais visibilidade aos artistas do Norte e da Amazônia Legal”, conta.

Músicos e bandas podem se inscrever. Foto: Festival Se Rasgum/Divulgação

Selecionados

Os selecionados passarão por mentorias para impulsionamento de carreira, com a avaliação e orientação de oito profissionais do mercado musical. O trabalho é realizado sob a coordenação do músico, produtor musical e articulador do setor cultural Iuri Freiberger, que liderou a Aceleração Musical LabSonica.

Todo o processo on-line incluirá workshops e encontros pelos quais os escolhidos passarão para discutir temas relevantes da produção musical, como circulação, formação de público, propriedade intelectual, royalties, distribuição, comunicação, marketing digital e apresentação em pitchings.

Com a orientação e produção de Iuri Freiberger, os músicos terão que produzir um single até o fim do mês de outubro. A canção vai integrar uma playlist com os 10 finalistas. O ‘Se Rasgum’ disponibilizará as faixas em seu canal no Deezer e nas redes sociais.

Os selecionados também passarão por pitchings com 15 compradores do mercado musical nacional e internacional em um evento que será realizado via internet pela plataforma Zoom. No final, cada player selecionará três nomes e a trinca mais bem votada fará parte do line-up da próxima edição do ‘Se Rasgum’. Pitching é uma forma concisa e clara de apresentação do trabalho.

Para escolher os 10 finalistas, o festival convidou nove curadores, um de cada estado da região, buscando mapear as novidades com um olhar voltado à diversidade musical e a equidade de gênero, étnica e racial.

Iuri Freiberger

Iuri Freiberger é um gaúcho que trabalha há mais de 20 anos no setor cultural e no mercado musical. Já produziu mais de 150 álbuns em todo o país. Realizou mais de 2 mil apresentações ao vivo. Fez direção técnica e curadoria para festivais.

Também foi cofundador e diretor estratégico da ‘Rizoma Aceleradora de Projetos Culturais’, empresa responsável pela gestão dos projetos e aceleração do programa Natura Musical. É fundador e atual diretor da ‘Gramo Design Estratégico’, empresa de inteligência de mercados criativos.

Patrocínio

As seletivas do Festival ‘Se Rasgum’ têm patrocínio master da empresa de telecomunicações ‘Oi’, e apoio cultural do ‘Oi Futuro’, através da Lei Semear de incentivo à cultura via Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará, além do player Oficial Deezer.

Leia o edital em: https://serasgum.com.br/seletivas/edital.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!