Manaus, 13 de julho de 2024

Moda & Beleza

Foto: Manart Galeria/Divulgação
Foto: Manart Galeria/Divulgação Foto: Manart Galeria/Divulgação

Manart lança camisa inspirada no ritual da tucandeira

Estampa é inspirada na obra do artista Francimar Barbosa.

Da redação

A grife amazonense Manart Galeria Virtual lançou uma nova opção de camisas que trazem elementos da região e cultura amazônica. Inspirada na obra ‘Ritual de Passagem Tucandeira’, do artista Francimar Barbosa, a nova estampa representa resiliência e evolução. As peças já estão disponíveis no site manartgaleria.com.

Segundo a grife, a nova estampa representa o rito conhecido por consagrar a força, coragem e a essência guerreira dos povos da Amazônia. A Manart afirmou que o artista Francimar Barbosa precisou realizar uma extensa pesquisa para definir todas as obras dentro das realidades dos povos indígenas.

Tradicional da tribo Sateré Mawé, o ritual da tucandeira é conhecido mundialmente. Com a estampa, o artista pretende transmitir, principalmente, o terror das formigas, cuja picada do ferrão provoca dores por quase 24 horas.

Foto: Manart Galeria/Divulgação

A estampa também destaca as luvas de palha, com as formigas presas e adormecidas. Segundo o artista, a obra faz uma referência ao número de vezes que o índio passa pelo ritual, que são, pelo menos, 20 vezes durante a vida.

As duas cores de maior destaque são o branco e o vermelho. A primeira representa segurança, pureza, limpeza e equilíbrio. A última é predominante na cultura indígena e remete ao poder, guerra, perigo, violência e coração.

A empresa entrega para todo o país. A taxa de entrega para moradores de Manaus é de R$ 10.

A nova estampa é inspirada na obra ‘Ritual de Passagem Tucandeira’, de Francimar Barbosa. Foto: Rodrigo Valle/Reprodução

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!