Manaus, 3 de julho de 2022

Literatura

Foto: Valdo Leão/Semcom
Foto: Valdo Leão/Semcom Foto: Valdo Leão/Semcom

Restaurada, biblioteca municipal de Manaus é aberta para visitação; veja fotos

Acervo da biblioteca só será acessado virtualmente.

Da redação

A biblioteca municipal João Bosco Evangelista, na Rua Monsenhor Coutinho, próximo à praça do Congresso, no Centro de Manaus, estará aberta à visitação pública agendada, a partir desta terça-feira (22/12). O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Neste primeiro momento de abertura, o prédio ainda não estará disponível para consulta do acervo, mas o público poderá conhecer a obra restaurada por meio de visitas agendadas, através do e-mail [email protected] As visitas terão duração de até 45 minutos e cada horário de visitação será limitado a dez pessoas no local.

Para solicitar o agendamento, os interessados devem enviar pelo e-mail o seu nome completo, número do documento de identificação oficial (RG, CPF ou passaporte), telefone para contato, data e horário desejados para a visita e quantidade de pessoas no grupo. A confirmação do agendamento será feita pela equipe da biblioteca em até 24 horas úteis.

Restauro e acervo

A obra de restauro da biblioteca municipal manteve as características arquitetônicas do prédio e recebeu adaptações de modernidade, como sala de projeção, área de acervo em braile, um café-boxe e itens de acessibilidade, como elevador, piso tátil e banheiros para pessoas com deficiência.

O prédio datado do início do século 20 é um sobrado de características arquitetônicas ecléticas, quando Manaus experimentou o apogeu do ciclo da borracha. A biblioteca tem o nome do professor, escritor e poeta João Bosco Evangelista (1938-1973), que foi um dos célebres fundadores do Clube da Madrugada.

O imóvel foi devidamente recuperado e adaptado para receber o vasto acervo amazônico, periódicos, entre jornais e revistas, e documentos especiais, como obras raras datadas do século 17. O acervo conta com 32 mil exemplares, divididos entre obras de referência e temas bibliográficos, como coleções de obras gerais, coleções temáticas amazônicas, infantil, braile e multimídia.

Veja fotos da biblioteca:

COMPARTILHE