Manaus, 5 de julho de 2022

Literatura

Foto: Divulgação/Sesc-AM
Foto: Divulgação/Sesc-AM Foto: Divulgação/Sesc-AM

Festival Literário do Sesc-AM começa nesta sexta; programação será online

Evento vai contar com oficinas, shows, entre outras atividades.

Da redação

O Sesc Festival Literário vai começar nesta sexta-feira (20/11) e segue até o domingo (22/11). Esta edição do evento será totalmente online. A programação é gratuita e vai contar com oficinas, palestras, encontros literários com escritores, shows, entre outras atividades culturais.

O festival tem como tema ‘Epifania em palavras’ e homenageia a escritora Clarice Lispector.

Pela primeira vez, em 35 anos, a Feira de Livros e Festivais Literários será realizada de forma online. A edição também marca a participação, majoritária, de organizadoras e convidadas mulheres. Para o Sesc-AM, elas dão peso à importância de evidenciar a homenageada.

Escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, Clarice Lispector é autora de romances, contos e ensaios, e representa a força feminina e seu papel crítico, criativo e irônico na literatura.

A coordenação do Sesc Festival Literário está orientando que os interessados na programação a façam inscrição no site oficial do evento https://festivalliterario.sesc-am.com.br/. Segundo o Sesc-AM, o cadastro servirá para a organização e controle de público.

A inscrição no site é rápido e exige apenas informações como nome e e-mail. A participação nas atividades dá direito a certificados emitidos pelo Sesc-AM.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (20/11)

99:00 – Oficina Café Literário – “O Eu Narrador E A Cultura Popular” com a narradora e educadora Elisabete Pacheco

10:00 – Oficina Painel Cultural – parte 1 “Elaboração de Projetos Culturais com Enfoque em economia criativa” com a produtora cultural amazonense Paula Gabriel

11:00 – Oficina Painel Cultural – parte 1 “Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes” com a Artista amazonense Lorena Souza

14:00 – Abertura Da Live

14:10- Live – Painel Cultural com o apresentador Charles Chocolate e conversa sobre projeto Residência e projetos de extensão musical

14:50 – Palestra Inclusão Social – A Atuação e Desafios dos Tils (Tradutores Intérpretes De Língua De Sinais) no contexto cultural em Manaus com a professora e intérprete de sinais Michely Dos Santos Ferreira e mediação do professor Pedro Henrique Lopes Ribeiro.

15:30 – Contação de Histórias com Guilherme Cordel Recitando: Cordel: O Aprendiz (Bráulio Bessa)

Poema: O Sonho (Clarice Lispector)

Conto: O Mistério do Coelho Pensante. (Clarice Lispector)

Cordel Autoral: Caboclo Nordestino

15:45- Recreação – “Um Sopro Da Vida” com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e monitores Iruã Félix de Oliveira e Rayanne Oliveira Marques”

16:05 – Palestra Painel Cultural – “Soluções Criativas na Arte e a Relação Com a Crise Pandêmica”, Projeto Gambiarra – Panorando Produções com Fábio Moura

16:45 – Contação de Histórias com Roger Castro recitando: Conto: Como Nascem as Estrelas

17:00 – Sala de Ciências com a professora de biologia Erika Utumi – Experiência: Reações Químicas

17:20 – Live Painel Literário – “Conversa a Três: Encontrar sua vez, sua voz” Com Mel Duarte, Cali Boreaz, Aline Bei e mediação de Jéssica Balbino.

Cartas da autora Com Cali Boreaz

18:10 – Live Café Literário – “Literatura Como Identidade” com Vagner Amaro, Jeferson Tenório, Cristiane Sobral e mediação de Maria Ferreira

19:00 – Live – Cerimonial De Abertura do Festival Literário

Show de Abertura – “Líricas Femininas” com Márcia Siqueira, Rayla Araújo, Karen Francis e Carlinhos Bandeira

Sábado (21/11)

09:00 – Oficina Café Literário – “Escrever Antes de Esquivar” com a escritora, jornalista e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli

10:00 – Oficina Painel Cultural – Parte 2 “Elaboração De Projetos Culturais Com Enfoque Em Economia Criativa” Com A Produtora Cultural Amazonense Paula Gabriel

11:00 – Oficina Painel Cultural – Parte 2 “Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes” com a artista amazonense Lorena Souza

14:00 – Abertura da Live

14:10 – Recreação – “Laços De Família”. Com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e monitores Iruã Félix De Oliveira E Rayanne Oliveira Marques.

14:30 – Palestra Inclusão Social – “As Experiências da Interpretação Eclesiásticas e dicas para uma melhor atuação.” Com o professor Pedro Henrique Lopes Ribeiro.

15:10 – Contação de Histórias com Guilherme Cordel Declamando: Poema: Manaus Morena (Celdo Braga) Poema: Não Te Amo Mais (Clarice Lispector) Conto: Como Nascem as Estrelas (Clarice Lispector)

15:25 – Sala De Ciências com a professora de biologia Erika Utumi e a professora de Física Tamiles Moreira – Experiência: Fogo Na Mão.

15:45 – Live – Painel Cultural – “O Protagonismo Feminino nas Artes” com mediação de Paula Gabriel e participação de Carol Calderaro, Dani Colares e Aline Cassiano.

16:25 – Contação de Histórias com Roger Castro sobre a lenda: A Perigosa Yara (Clarice Lispector)

16:40 – Exibição do curta metragem “A Barca” de Nilton Resende

17:00 – Live Painel Literário – “Conversa a três: Palavra Analógica ou Digital” com Nilton Resende, Tamy Ghannam, Pedro Bomba e mediação de George Belisário. – Cartas Da Autora Com Calí Boreaz

18:00 – Live – Charles Chocolate Show com interpretação de Clayson Charles.

19:00 – Live Café Literário – “Escrita Criativa: A Palavra em formação” Com Noemi Jaffe, Bruno Ribeiro E Socorro Acioli

Domingo (22/11)

09:00 – Oficina Café Literário – “Do Poema A Poesia” com a escritora, tradutora, pesquisadora, professora e editora, Nina Rizzi.

10:00 – Oficina Painel Cultural – Parte 3 “Elaboração de Projetos Culturais com enfoque em Economia Criativa” com a produtora cultural amazonense Paula Gabriel.

11:00 – Oficina Painel Cultural – Parte 3 “Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes” com a artista amazonense Lorena Souza.

14:00 – Abertura Da Live

14:10 – Live – Painel Cultural com o apresentador Charles Chocolate e conversa sobre projeto Residência e Sesc Convida.

14:50 – Palestra Inclusão Social – Roda de Conversa: “Educação e Identidade, Desafios e Inovações” com os educadores Edison Kiss e Yara Laiz.

15:30 – Contação de Histórias com Guilherme Cordel Declamando: Poema: Cuzcuz No Meu Sertão (Souza Filho)

Leitura Do Livro: Quintal, Um Lugar Para Ser Feliz (Ana Peixoto – Homenagem)

15:45 – Recreação – Lançamento do E-Book: Recreção com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e Monitores Iruã Félix De Oliveira e Rayanne Oliveira Marques.

16:05 – Palestra Painel Cultural – Palestra – “Mulheres na Industria Cultural da Musica e a prospecção do mercado na pós pandemia” com a produtora cultural Carol Calderaro.

16:45 – Contação de Histórias com Roger Castro sobre A Lenda: Alvoroço de Férias no Céu.

17:00 – Sala de Ciências com a professora de Física Tamiles Moreira com o Tema: Energia

Experiência 1: Casa Sustentável

Experiência 2: Cadeira de Prego

Experiência 3: Gerador de Van De Graaff

17:20 – Live Painel Literário – “Conversa a Três: Palavra Riscada” com Renato Moriconi, Ilustra Lu e mediação de Rodrigo Casarin – Cartas da autora com Calí Boreaz

18:10 – Live – Café Literário – “Percepção do feminino e sua transfiguração em Clarice Lispector” com Marina Colasanti e mediação de Rodrigo Casarin

19:00 – Live – Cerimonial de encerramento do Festival Literário

Show de Encerramento com a Banda Overdrive Duo

COMPARTILHE