Manaus, 29 de abril de 2024

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Bosquinho Poeta recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Premiação reconhece dedicação do poeta à literatura no Amazonas.

Com informações da assessoria

O professor, escritor, poeta, compositor, administrador e empresário João Bosco Rocha, conhecido pelo pseudônimo Bosquinho Poeta, recebeu no dia 1º de setembro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a Condecoração da Medalha Templária Milenar e Certificado Templário.

A comenda é concedida pela Ordem Templária do Brasil, com sede em São Paulo.

A medalha é um reconhecimento pelas atuações na área de ações humanitárias e projetos inovadores e será concedida a 150 personalidades selecionadas em todo o país. O escritor possui uma intensa atuação no ambiente cultural e literário em Manaus e assinala que receber este mérito é um momento especial.

“Recebi a notícia de minha indicação pelo professor Rodrigo Fróes, que é também um professor reconhecido em sua atuação e isso me deixou bastante lisonjeado, por esse reconhecimento à minha dedicação à cultura. Sempre busco fazer o bem e pensar em bons projetos para que a cultura e a literatura de nossa cidade progridam”, disse.

Foto: Divulgação

No âmbito do evento também foi realizada a 2ª edição do Fórum Amazônia, que é dedicado à sustentabilidade e ações voltadas à Amazônia, promovido pelo Instituto de Comunicação de Ações Humanitárias da Amazônia (ICDAM).

SOBRE O ESCRITOR

Bosquinho Poeta é autor de três livros: Memórias Poéticas de Um Sonhador, O Testemunho das Estrelas e Sentimentalidades da Alma. O poeta também é um compositor e sua carreira está atrelada ao samba, de onde derivam a maior parte de suas músicas.

Por ser um ativista da cultura e sempre se mobilizar em prol de projetos que incentivem o segmento em Manaus, Bosquinho coleciona algumas homenagens e títulos de reconhecimento em sua carreira, dentre eles, Diploma de Honra ao Mérito – Homenagem ao Dia do Escritor, concedido pela Câmara Municipal de Manaus; Medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas; Comenda do Mérito Artístico, Cultural e Literário Excelência Cultural, concedida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA); Comenda Castro Alves de Literatura 2021, concedida pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, dentre outros.

Foto: Divulgação

O Poeta ainda faz parte de diversas Academias Literárias, dentre elas: a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa), a Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML), a Academia de Letras do Brasil (ALB), a Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama) e Acadêmico Imortal da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (Aisla).

Atualmente, o poeta tem se dedicado ao próximo livro, com previsão de lançamento ainda neste segundo semestre de 2023, e ao projeto “Momento da Poesia”, veiculado todos os domingos na rádio Difusora FM, dentro da programação do matinal Jornal da Manhã.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!