Manaus, 18 de julho de 2024

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Escritor Dori Carvalho lança ‘Pequenas conquistas perdidas’, seu novo livro de crônicas

Lançamento terá participação de Odenildo Sena e de Ivania Vieira.

Da redação

O escritor, poeta e ator amazonense Dori Carvalho lançará seu novo livro de crônicas, ‘Pequenas Conquistas Perdidas’, na manhã deste sábado (22/5). A Editora Valer vai promover uma live para marcar o lançamento. O evento contará com a participação do professor Odenildo Sena e da jornalista Ivania Vieira. A apresentação será da coordenadora editorial e filósofa Neiza Teixeira.

De acordo com a Editora Valer, o bate-papo terá transmissão pelo Facebook, a partir das 10h.

Dori Carvalho. Foto: Divulgação

Obra

O livro é composto por 45 crônicas selecionadas. Segundo a Valer, os textos foram publicados em jornais de Manaus, a partir dos anos 2000.

O autor contou que o processo criativo se deu a partir dos sentidos, olhares, escutas, coisas, acontecimentos, fatos, vistos ou vividos por ele.

“A partir disso, foi escrever, cortar, jogar fora e reescrever. Porque, por terem sido escritas semanalmente, são feitas no calor do momento. Então, para o formato de livro, foram revisadas, repensadas, reescritas… muita coisa foi descartada ou fiz uma releitura”, explicou Dori.

O escritor adiantou que as crônicas abordam desde questões humanitárias até temas literários, cinematográficos, amor, vida, circo, amizade, paixão, liberdade.

“Por terem sido escolhidas por mim, é claro que gosto de todas, acho que são pílulas que podem aliviar as dores do leitor ou despertar a leitora para os valores fundamentais para uma vida plena e solidária, para as lutas e causas nobres. Mas, têm umas que me tocam mais e me emocionam até hoje, como as crônicas ‘Mãe é mãe’ e ‘O menino, o cachorro e eu’. E, claro, gosto muito, politicamente, da crônica que dá título ao livro Pequenas conquistas perdidas”, ressaltou o poeta.

Capa do livro. Foto: Divulgação

Autor

Dori Carvalho é ator, diretor de teatro, cronista e poeta. Como ator, participou de vários espetáculos teatrais e no cinema.

Como diretor e professor, lecionou no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde encenou e realizou outros trabalhos.

Em televisão, trabalhou na TV Cultura. Na área da literatura, tem publicado, em jornais, dezenas de crônicas e artigos.

É autor dos livros de poemas ‘Desencontro das Águas’, publicado pela Superintendência Cultural do Amazonas e ‘Paixão e fúria’, editado pela Editora Valer.

Conquistou o primeiro lugar no Concurso de Contos Amazônicos do Sesc, entre outros prêmios na área.

Jurado em vários festivais, de teatro, música e poesia, já lançou o CD ‘Mundurucânia – poemas de Homero de Miranda Leão’.

Foi diretor da Divisão Artística na TV Educativa, coordenador do Núcleo de Teatro da Ufam, coordenador do Centro de Artes Chaminé, coordenador de eventos e assessor editorial da Editora Valer.

O escritor foi contemplado com o Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) com recursos da Lei Aldir Blanc, com os projetos ‘Sangria’, CD de poemas, e com o livro de crônicas ‘Pequenas conquistas perdidas’.

‘Meu ovo esquerdo’ é o seu livro mais recente. Atualmente, escreve o romance histórico ‘Uma viagem de trem rumo ao presídio Tiradentes’. Também está em fase de produção do CD ‘Amazonas – uma viagem poética’.

Live de lançamento

A jornalista e professora Ivania Vieira, que participará da live de lançamento do livro, destacou que a leitura da coletânea de crônicas faz uma viagem nas águas do Rio Madeira, que são agitadas, “reveladoras de encontros, desencontros e dos conflitos”.

“Nas muitas pequenas conquistas perdidas tem uma para cada pessoa. Parte delas não nos demos conta de que as perdemos. Dori Carvalho repõe na pauta da lembrança os detalhes das perdas e pede reação. Acordar os zumbis que habitam, silenciosos e acomodados, em nossos corações. Zumbis, acordem!”, destacou Ivania.

Ivania Vieira é jornalista, escritora, doutora em Processos Socioculturais na Amazônia. É professora associada I na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC-Ufam).

O professor e escritor Odenildo Sena, que também vai participar do encontro online, escreveu a apresentação do livro. “Num país onde, infelizmente, se lê tão pouco, o lançamento de um livro é, para mim, sempre motivo de festa e alegria. Afinal, nenhuma sociedade moderna conseguiu alcançar um patamar de maior civilidade que não fosse pelo conhecimento decorrente da leitura. Neste sentido, o novo livro do Dori Carvalho representa um grande alento para nós, principalmente nesses tempos em que vozes do atraso e da ignorância teimam em fazer o país navegar no oceano do obscurantismo”, disse o professor.

Para Odenildo, o título do livro – ‘Pequenas conquistas perdidas’ – é por si só um convite à leitura e à reflexão. “Por outro lado, embora tenha se firmado no mundo cultural do Amazonas como ator e poeta, nesse livro Dori Carvalho, como eu falo na apresentação da obra, rege uma bela sinfonia, composta por 50 crônicas, em agradáveis compassos que variam entre o ‘andante’ e o ‘andante moderato’, sem perder a necessária harmonia, coisa mesmo de um bom maestro. Ou de um bom cronista”, ressaltou o escritor.

Nascido em Santarém, no Pará, mas criado em Manaus, Amazonas, Odenildo Sena é linguista, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e tem interesses nas áreas do discurso e da produção escrita. Foi professor do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de 1980 a 2012.

É autor dos livros ‘Palavra, poder e ensino da língua’, ‘A engenharia do texto’, ‘No tempo de eu menino’, ‘Mazelas do livro didático’ e ‘Tempos de memória’, além dos lançamentos mais recentes.

Odenildo Sena e Ivania Vieira. Fotos: Reprodução/Facebook

SERVIÇO

Evento: Live de lançamento do livro ‘Pequenas conquistas perdidas’
Data: neste sábado, 22 de maio de 2021
Horário: 10h (horário de Manaus)
Local: Facebook Editora Valer (facebook.com/editoravaler).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!