Manaus, 29 de abril de 2024

Geral

Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP
Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP

Saiba onde procurar ajuda em caso de acidentes com animais peçonhentos no AM

Matéria também traz telefones para solicitar atendimento.

Da redação

Como o Amazonas apresenta áreas de floresta amazônica, há probabilidade de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. Saiba onde conseguir atendimento ou para onde ligar, em caso de picadas provocadas por esses e outros animais com veneno.

As orientações listadas a seguir são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, o paciente deve procurar o mais rápido possível a emergência do hospital mais próximo para o atendimento e, se necessário, receber o soro compatível.

Em Manaus, os atendimentos de pacientes vítimas de acidentes por animais peçonhentos são realizados na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV), que é referência de tratamento com soroterapia para esses tipos de acidentes.

Os números para contato telefônico da instituição são: (92) 2127-3555, 2127-3401 e 2127-3519.

SORO ANTIVENENO

Anualmente, FVS-RCP libera lotes de soro antiveneno para atender as necessidades de assistência à saúde das secretarias municipais de Saúde no Amazonas.

“Neste mês de janeiro, foram distribuídas, para os municípios do Amazonas, 950 ampolas de soro antiveneno para tratamento de picadas de serpentes, escorpiões, aranhas e mordeduras provocadas por animais suspeitos de raiva. As ampolas de soro complementam os estoques já existentes dos municípios”, informou a fundação.

REFERÊNCIA

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de acidentes com animais peçonhentos, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-RCP) via Gerência de Zoonoses (GZ/DVA/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-RCP e do GZ/DVA/FVS-RCP são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8544.

COMO EVITAR ACIDENTES

Conforme a FVS-RCP, para evitar esse tipo de acidentes é importante manter práticas que afastem os animais da área residencial, como:

  • vedar soleiras de portas
  • reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas
  • telar abertura dos ralos, pias ou tanques e aberturas de ventilação
  • além de manter limpos quintais.

No caso das pessoas que trabalham em área de floresta, fundação recomenda:

  • uso de equipamentos de proteção, como botas de borracha de cano longo.

O simples uso de botas pode reduzir 80% dos acidentes com serpentes, por exemplo.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!