Manaus, 27 de abril de 2024

Gastronomia

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Referência na culinária paraense, restaurante Lá em Casa fecha portas após 49 anos de atividades

Fundando em 1972, em Belém, o Lá em Casa atravessou gerações dos Martins.

Da redação

O restaurante Lá em Casa, situado em Belém, capital do Pará, encerrou as atividades. Os proprietários divulgaram o comunicado nesta quarta-feira (24/3), nas redes sociais. Ao longo de 49 anos, o empreendimento virou referência internacional em culinária paraense. Fundando no início dos anos 1970, o tradicional restaurante fecha as portas após atravessar três gerações da família Martins.

No comunicado, a família cita a pandemia. “Tentamos muito resistir, mas a situação pela qual o país passa e as incertezas do futuro, em decorrência da Covid-19, não nos permitiram continuar”, diz o texto.

Os proprietários também exaltaram os fundadores do restaurante, Dona Anna e o filho, Paulo Martins, já falecidos. Os dois contribuíram para a divulgação da culinária paraense. “Nestes 49 anos, vimos a cozinha paraense se enxergar, se valorizar, se fortalecer e se tornar referência no Brasil e no mundo. E ela pode e vai se tornar ainda maior, pois esse era o sonho de nossos fundadores, D. Anna (in memorian) e Paulo Martins (in memorian)”, afirma o comunicado.

Foto ao centro mostra o restaurante Lá em Casa dentro do complexo Estação das Docas. otos: Reprodução

A família Martins informou que seguirá com outros dois empreendimentos que surgiram a partir do Lá em casa: o ‘É Pra Levar’ (@epralevar), comandado pela chef Daniela Martins, filha de Paulo Martins, e o ‘Manioca’ (@maniocabrasil).

O comunicado encerra com agradecimentos aos fornecedores, parceiros, funcionários e clientes. “O Lá em Casa foi feito para vocês. Fazê-los se sentirem em casa, comendo uma comida aconchegante, sempre foi o nosso propósito”, diz. “Foi um enorme prazer servir cada um de vocês. Cuidem-se. Saúde a todos!”, finaliza.

História

O Lá em Casa surgiu em 1972 a partir das receitas da quituteira Anna Maria Martins. A ideia foi do filho, o arquiteto Paulo Martins. O restaurante foi montado no porão da casa onde moravam, com apenas nove mesas.

As receitas de Dona Anna, que já eram conhecidas nas festas da família e entre os amigos, passaram a ganhar fama em Belém. Paulo Martins incorporou, aos saberes regionais da mãe, uma visão contemporânea da alta gastronomia internacional.

A quituteira Anna Maria Martins e o chef Paulo Martins, fundadores do restaurante Lá em Casa. Fotos: Arquivo da família Martins

Com o tempo, o restaurante conquistou paladares do mundo. Personalidades como o Papa João Paulo II; os chefs Paul Bocuse, Ferran Adrià e Juan Maria Arzak e o Imperador Akihito, do Japão, experimentaram pratos do Lá em Casa.

Artistas como Fernanda Montenegro e Paulo Autran, Caetano Veloso ou Gilberto Gil também apreciaram a culinária paraense no local.

O Lá em Casa também se especializou em grandes eventos. Chegou a atender, por exemplo, 3 mil pessoas em um clássico jantar de abertura do congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em Belém.

Como chef, Paulo Martins foi reconhecido internacionalmente como Embaixador da Culinária Paraense, pelo trabalho de valorização e divulgação dos ingredientes e técnicas da cozinha do Pará. Ele criou o ‘Ver o Peso da Cozinha Paraense’, evento que reúne, em Belém, chefs de todo o país.

Da esquerda para a direita: Daniela, Tânia e Joanna Martins em 2012. Foto: Reprodução/Facebook

Atualmente, o Lá em Casa estava sendo comandado por Tânia, Daniela e Joanna Martins, respectivamente, esposa e filhas do chef Paulo Martins, falecido em 2010.

O restaurante estava funcionando no complexo Estação das Docas, que reproduziu o comunicado da família Martins “com tristeza”.

Estação das Docas. Foto: Uchoa Silva/Pará 2000

Leia a íntegra do comunicado:

COMUNICADO
É com sentimento de dever cumprido que a Família Martins comunica o encerramento das atividades do Restaurante Lá em Casa. Tentamos muito resistir, mas a situação pela qual o país passa e as incertezas do futuro, em decorrência da COVID-19, não nos permitiram continuar.
Nestes 49 anos, vimos a cozinha paraense se enxergar, se valorizar, se fortalecer e se tornar referência no Brasil e no mundo. E ela pode e vai se tornar ainda maior, pois esse era o sonho de nossos fundadores, D. Anna (in memorian) e Paulo Martins (in memorian).
Acreditamos que esse “fechar de portas” é um fechamento de ciclo, mas não um ponto final, pois as sementes plantadas no Lá em Casa, florescem no É Pra Levar (@epralevar) e na Manioca (@maniocabrasil) que continuam levando a boa comida caseira e paraense para a casa de todo mundo.
Agradecemos às milhares de pessoas, fornecedores, parceiros e funcionários, que trabalharam conosco, ajudando a transformar a gastronomia de nosso Estado em algo valioso e que dá orgulho a cada um de nós, paraenses.
Agradecemos a cada cliente que passou pela nossa casa, fazendo dela a sua casa, seja para uma rápida estada em Belém, para uma refeição de negócio, para um almoço em família ou para comemorar um momento importante.
O Lá em Casa foi feito para vocês. Fazê-los se sentirem em casa, comendo uma comida aconchegante, sempre foi o nosso propósito.
Foi um enorme prazer servir cada um de vocês. Cuidem-se. Saúde a todos!

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!