Manaus, 9 de agosto de 2022

Bares e Restaurantes

Foto: Eliena Monteiro/PEM
Foto: Eliena Monteiro/PEM Foto: Eliena Monteiro/PEM

Comida di Buteco 2022 volta ao formato presencial e reúne 13 participantes em Manaus

A edição deste ano vai acontecer de 8 de abril a 1º de maio.

Da redação

Em 2022, o Comida di Buteco volta a ser realizado em formato presencial. A edição vai acontecer de 8 de abril a 1º de maio e Manaus conta com 13 butecos participantes. Confira a lista e os endereços, ao final da matéria.

‘Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa’ é a missão do Comida di Buteco.

Comida di Buteco 2022 volta ao formato presencial e reúne 16 participantes em Manaus. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Preço único

Os petiscos participantes de 2022 terão um preço fixo de R$ 27 (vinte e sete reais), em todo o Brasil. “Continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de mais butecos”, destaca a organização do concurso.

Edição 2022

Uma das novidades de 2022 é que o circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão de Araguari, que se soma a Uberlândia.

Neste ano, o tema é livre. “Os cozinheiros e cozinheiras de todos os butecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes”, reforça a organização.

Como funciona

O Comida di Buteco é concurso. “Não é um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco”, explica a organização.

A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte. A ideia é gerar renovação e acirrar a competitividade.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição.

O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10%, cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados, 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene).

Cada campeão recebe três jurados. Assim, o ‘Melhor Buteco do Brasil’ é eleito e será conhecido e premiado no mês de julho.

Origem

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes. Atualmente, o concurso cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e, desde 2016, elege também o Melhor Buteco do Brasil.

O concurso é o primeir do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição: 480 butecos participantes; 400.000 votos; 2500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos; 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Retorno presencial

O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. De acordo com a organização do Comida di Buteco, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas no período em 2020 e 2021.

Apesar da situação, o Comida di Buteco manteve a realização do concurso e, em 2022, quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputam a eleição do melhor ‘buteco’ em cada um dos 21 circuitos.

Restaurantes de Manaus que participam em 2022:

  1. Bambu – Rua Carlos Lecor, 1015 – antiga rua 25, Cj. Castelo Branco, Paque 10;
  2. Bar Rigudos – Rua Portugal, 6 – Conjunto Eldorado, Parque 10;
  3. Boteco Caranguejo.com – Rua Rio Madeira 529, Sobre loja, Adrianópolis;
  4. Botteco Videokê – Rua Zuma Azevedo, S/N, Conj. Castelo Branco, Parque 10;
  5. Boteco Parque 10 – Rua Professor Rosa de Almeida, 86, Parque 10;
  6. Ei Psiu Beer Drinks – Rua Walter Rayol, 207, Centro;
  7. El Parador Tikuna – Rua São Luís Beltrão, 149 – esquina com Djalma Batista, Chapada;
  8. Espetus da Manu – Av. Margarita, 174, Centro Comercial Margarita, Nova Cidade;
  9. Flutuante Tupinamba – Av. do Expedicionário, S/N, Acesso pela Marina do Davi, Ponta Negra;
  10. Jápeto bar e restaurante – Rua Ferreira Pena, 50, Centro;
  11. Monique Bar – Rua Matheus Freire, 1, Conj. Eldorado, Parque 10;
  12. Quiosque Beer – Av. Bartolomeu B. da Silva, 5 – B, Dom Pedro;
  13. Varanda’s Rio Negro – Rua Sagrado Coração de Jesus, 955, São Raimundo.

*Matéria atualizada no dia 16 de abril de 2022, para atualizar o número de participantes.

COMPARTILHE