Manaus, 12 de julho de 2024

Gastronomia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Conheça o Quiosque Beer, vencedor do Comida di Buteco 2023 em Manaus

Buteco venceu o concurso gastronômico como prato 'Súru'.

Da Redação

O Quiosque Beer foi o grande vencedor do concurso Comida di Buteco 2023. O segundo lugar ficou com o Jápeto Bar e Restaurante, e o terceiro com o Espetus du Manu. O resultado foi divulgado na quarta-feira, 31 de maio, no Restaurante Palhoça, Zona Oeste de Manaus.

LEIA TAMBÉM:

Quiosque Beer venceu o Comida di Buteco 2023 em Manaus, com o prato 'Súru'. Foto: Divulgação
Quiosque Beer venceu o Comida di Buteco 2023 em Manaus, com o prato ‘Súru’. Foto: Divulgação

1º LUGAR: QUIOSQUE BEER

Para a competição gastronômica, o Quiosque Beer apresentou o prato ‘Súru’, um chip de carne de Surubim pilado e frito, recheado com creme de legumes assados na brasa, uma espécie de vinagrete pilado composto por chicória, alho e tomate.

O buteco já tem um histórico de sempre estar entre os favoritos do concurso. Com as vitórias, já representou o Amazonas na disputa nacional do Comida di Buteco por quatro vezes, e agora vai representar o Estado mais uma vez.

O proprietário do Quiosque Beer, Alysson Lima, fala sobre a inspiração para o prato.

“Nós sempre fazemos o petisco com ingredientes regionais que temos na nossa terra (…). A inspiração do prato deste ano veio da tia Rosa, que fazia o surubim pilado como ‘capitão’ nos almoços de família, (…) e resolvemos adaptar e fazer esta homenagem a ela que faleceu de Covid.”, contou o empresário.

Ainda segundo Alysson, a expectativa para a fase nacional é grande. “Vamos com força total para trazermos este título para o nosso Amazonas”, afirmou.

2º LUGAR: JÁPETO BAR E RESTAURANTE

O segundo lugar do Comida di Buteco foi conquistado pelo Jápeto Bar e Restaurante, com o prato ‘Prensado de Costela Crocante’. A iguaria consiste em um prensado de costela com queijo muçarela e molho glace, servido com uma emulsão de alho com raspas de cumaru, geleia de cupuaçu picante e maionese de coentro e dill.

3º LUGAR: ESPETUS DU MANU

No terceiro lugar ficou o Espetus du Manu, com o prato ‘Jangada de Jambú Arretada’. Trata-se de uma massa frita, em formato de jangada, recheada com filé em cubinhos e creme de camarão, finalizada com camarão salteado ao alho com endro, vinagrete de jambú e pimenta branca. A iguaria é servida com molho pesto de jambú.

COMIDA DI BUTECO

Comida di Buteco é um concurso gastronômico realizado anualmente em diversas cidades do Brasil. Em Manaus, 19 butecos participaram da disputa em 2023.

O evento tem como objetivo valorizar a culinária de buteco e promover a integração entre os estabelecimentos participantes e o público.

Durante o concurso, os butecos participantes criam um prato especialmente para o evento, que é avaliado por um júri composto por especialistas em gastronomia e pelo público em geral. A essência do prato deve ser um petisco, característico da culinária de buteco.

O concurso gastronômico já se tornou uma tradição no calendário amazonense, e é muito aguardado por quem participa. O evento ajuda a valorizar a culinária local e a incentivar a inovação e a criatividade entre os estabelecimentos participantes.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!