Manaus, 7 de maio de 2024

Festivais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

João Paulo Faria escreve sobre o tio Paulinho Faria: ‘enciclopédia do nosso festival’

João Paulo relembrou o legado do eterno item 1 do Boi Garantido.

Por Stephane Simões

João Paulo Faria, sobrinho do ex-apresentador do Boi Garantido, Paulinho Faria, fez uma homenagem ao artista, em sua redes sociais, nesta quinta-feira (25/2). Ele relembrou o legado deixado pelo eterno item 1 da nação encarnada, e definiu o tio como “enciclopédia” do Festival Folclórico de Parintins.

“É simplesmente impossível definir em poucos parágrafos quem redefiniu os rumos do Festival por quase 30 anos”, escreveu.

Atual amo do Boi Garantido, João Paulo comparou o ‘Garotinho de Ouro’, como Paulinho era chamado pela nação vermelha e branca, a um jogador de futebol, por conta de seu carisma, alegria e títulos conquistados.

Da esquerda para a direita: Paulinho Faria, Israel Paulain, Tony Medeiros, Sebastião Junior e João Paulo Faria. Foto: Reprodução

“Tio Paulo também era a maior enciclopédia do nosso Festival. Era como se ele fosse o jogador com o maior número de gols, o maior número de títulos e, além de tudo isso, também fosse a pessoa que mais soubesse (e gostasse de) contar a nossa história e valorizar o que cada um, por mais humilde que fosse, fez pela nossa festa”, ressaltou.

Segundo João Paulo, um de seus sonhos era voltar a cantar com o tio nas festas do Garantido. Ele lembrou um momento em que estiveram juntos, em 2016, ao publicar uma foto registrada durante a ‘Alvorada’ vermelha.

“Curti aquele momento da melhor forma que pude. Ficávamos revezando o microfone durante o trajeto com ele dizendo ‘João Paulo, as novas eu não conheço. Tu canta!’. E eu respondia rindo ‘Tio, e agora?’ Eu também gosto mais das antigas!’. Era uma gargalhada só! Foi um panavueiro completo com ele, Tony, Sebastião e Israel”, acrescentou, citando os demais ícones que aparecem na imagem.

João Paulo finalizou a mensagem dizendo que tem muito orgulho em ser amo do Boi Garantido. “Mais orgulho ainda eu tenho é de ser, pra sempre, o ‘sobrinho do Paulinho, filho do Zezinho e neto da Maria Ângela'”, disse.

Paulinho Faria e João Paulo Faria, na infância. Foto: Reprodução

Partida

Paulinho Faria faleceu na segunda-feira (22/2), vítima da Covid-19. Ele foi o apresentador que mais conquistou títulos na história do Festival de Parintins.

No Boi Garantido, ficou conhecido como ‘Garoto de Ouro’. “Em 26 anos, apenas uma derrota”, ressalta o bumbá. Hoje, o posto é ocupado por Israel Paulain, que foi revelado e lançado, na década de 1980, pelo próprio Paulinho.

Na despedida em Parintins, Paulinho recebeu homenagens de fãs, admiradores, amigos, familiares e dos bois Garantido e Caprichoso.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!