Manaus, 24 de junho de 2024

Festivais

Foto: Boi Garantido/Reprodução
Foto: Boi Garantido/Reprodução Foto: Boi Garantido/Reprodução

Mutirão vai recolher lixo da orla da Cidade Garantido

Ação será realizada pelo Boi Garantido nas margens do Rio Amazonas.

Da redação

O Boi Garantido promoverá, no dia 24 de abril, próximo sábado, um mutirão ecológico e social, nas margens do Rio Amazonas, na orla da Cidade Garantido, em Parintins. O objetivo é recolher resíduos sólidos que foram descartados inadequadamente no local.

A ação foi divulgada neste sábado (17/4), nas redes oficiais do bumbá. Segundo o boi vermelho e branco, a atividade visa despoluir a orla de Parintins.

O projeto faz parte da revitalização da Cidade Garantido. Os voluntários que forem participar da ação devem levar seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sacos de lixo. A atividade terá início às 7h30.

Arte: Reprodução/Boi Garantido

Campanha para arrecadação de mudas

No dia 9 de abril, o Boi Garantido começou uma campanha para arrecadação de mudas de espécie frutíferas, ornamentais e medicinais. As plantas contribuirão para o processo de arborização da área externa da Cidade Garantido, Universidade de Folclore e pontos da área urbana de Parintins.

De acordo com o bumbá, o projeto visa, não só o modelo de cidade sustentável para o curral do ‘Boi do Povão’. É também uma forma de conscientização sobre o plantio de arvores em áreas urbanas.

“Tendo em vista que essa iniciativa traz inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar de forma direta na redução da poluição do ar”, destacou o boi vermelho e branco, ao divulgar a campanha.

O Garantido informou que as mudas seriam colocadas em vasos confeccionados com material reciclável dos galpões, entre eles, tecidos, bambo e madeira.

Conforme a agremiação, parte dessas doações serão destinadas para o cultivo e reprodução de novas mudas, que irão comtemplar sócios e a população em geral. Essa distribuição será feita na ‘Semana do Meio Ambiente do Garantido’ prevista para acontecer no mês de junho.

“Mais que um discurso de campanha, iniciamos uma jornada intensa por um Garantido cada vez mais sustentável. Esse é apenas um dos projetos que pretendemos desenvolver voltado nessa área. Por isso, pensamos em realizar a semana do meio ambiente do Garantido, para nos aprofundarmos ainda mais nesse assunto que é tão vasto e tão urgente para ser discutido. Temos que fazer a nossa parte, aqui, agora, e deixar esse legado para as futuras gerações”, destacou o presidente do Boi, Antônio Andrade.

“Sabemos que é um projeto a longo prazo, mas é preciso alguém dar o pontapé inicial, e nós estamos dispostos a fazer isso. Afinal, será a herança que deixaremos para as gerações futuras que precisam ter a consciência que preservar e cuidar das nossas arvores, da nossa Amazônia, é a única forma da vida continuar. Aos sócios, aos torcedores do Garantido e a população parintinense, peço que acolham com carinho essa nossa iniciativa”, disse Joel Filho, assessor de Desenvolvimento Socioambiental do Garantido.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!