Manaus, 24 de julho de 2024

Festivais

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Garantido realiza debates com nomes da cultura nacional; presidente do Olodum participa do 1º encontro

Lives buscam discutir e propor soluções para o setor na pandemia.

Da redação

O Boi Garantido realizará uma série de lives como parte da atividade ‘Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil’. A estreia ocorre nesta segunda-feira (26/4). Participam do primeiro encontro o presidente do Boi Garantido, Antonio Andrade Barbosa, e o presidente do grupo afro-baiano Olodum, João Jorge Santos Rodrigues.

O evento desta segunda será realizado a partir das 20h (horário de Brasília). A mediação deste primeiro debate será conduzida pelo jornalista e escritor maranhense Daniel Castro.

De acordo com o Garantido, a iniciativa pluricultural ‘Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil’ busca discutir e propor soluções para o setor, em tempos de pandemia. “Os encontros e debates culturais que estamos realizando marcam a aproximação do Garantido com os outros grandes atores da cena cultural brasileira. Isso é fundamental para a troca de ideias, saberes e alternativas diante da tragédia que o setor cultural está vivendo atualmente no Brasil”, declarou Antonio Andrade.

Contexto

Devido à pandemia da Covid-19, a cultura foi um dos setores econômicos mais atingidos pela necessidade de distanciamento social. Eventos de pequeno e grande porte foram cancelados, como medida para evitar o contágio pela doença.

Por outro lado, o consumo de cultura e entretenimento tem sido um aliado valioso tanto para a população em isolamento em suas casas – com filmes, séries, música, lives de artistas – quanto para os profissionais na linha de frente ao combate do vírus.

“Parintins viveu a dor da pandemia. O Boi Garantido perdeu, nos últimos meses, mais de 100 integrantes entre associados, artistas e brincantes, em decorrência do vírus. A cultura foi a ponte de conexão entre a dor e a esperança”, lamentou o presidente do bumbá.

Para Andrade, agora é o momento de também priorizar a cultura, os artistas, os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor. “As entidades culturais de Norte a Sul do Brasil estão sendo a base para cuidar deste universo gigantesco de artistas e suas famílias, e de todos que fazem parte deste segmento da economia”, disse.

João Jorge Santos Rodrigues e Antonio Andrade Barbosa. Fotos: Divulgação

Próxima convidada

Na quinta-feira (29/4), será a vez de Biza Vianna participar da série de lives ‘Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil’. Biza é diretora-presidente do Centro Afro Carioca de Cinema. A instituição, localizada no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, tem o objetivo de promover a cultura afrobrasileira e de seus artistas. O Afro Carioca também se caracteriza por elaborar projetos e ações que visam a realização permanente de atividades artísticas. O Centro tem forte atuação na cultura cinematográfica brasileira, caribenha e africana.

O público poderá acompanhar as lives nos canais do YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv). Ao longo das próximas semanas, o projeto prevê as participações de grupos e entidades culturais de várias regiões do país com reconhecimento nacional e internacional.

SERVIÇO

Evento: ‘Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil’
Data: nesta segunda-feira, 26 de abril
Horário: 20h (horário de Brasília)
Transmissão: Canais no YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!