Manaus, 19 de março de 2024

Festivais

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Festival Amazonas de Ópera entra na última semana com recitais, concertos e a ópera ‘moto-contínuo’

A 23ª edição do FAO começou no dia 6 de junho e segue até o dia 20.

Com informações da assessoria

O 23º Festival Amazonas de Ópera (FAO) será encerrado no próximo domingo (20/6), com a estreia da ópera ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer. Nesta última semana, o FAO ainda conta com uma programação intensa de concertos, recitais e masterclasses que serão apresentados por meio do canal no YouTube (festivalamazonasdeoperafao) e redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Conta ainda com parceria do canal Allegro HD e TV Encontro das Águas, e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da Importadora Carioca.

Recitais estão na programação da semana. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Concertos

A série de concertos do FAO continua nesta segunda-feira (14/6), às 20h (21h – Brasília), com obras de Tatiana Catanzaro. ‘L’attente’, será apresentada com a Amazonas Filarmônica, a soprano Manuela Freua e o maestro Marcelo de Jesus, como regente; e ‘Spaziergang’, com a soprano Roseane Soares e com Carlos Eduardo Gomes na flauta.

Na terça-feira (15/6), será apresentada a obra ‘dire è fare’, de Vinicius Giusti, com as solistas Laiana Oliveira e Negravat, com Timóteo Esteves no violoncelo. Nos dias 18 (sexta-feira) e 19 de junho (sábado), ainda serão exibidos os concertos com obras de Paulina Luciuk, com o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica, e William Lentz, com a Amazonas Filarmônica.

Recitais

Os últimos recitais de canto piano, transmitidos ao vivo do Teatro Amazonas, serão apresentados na quarta-feira (16/6) e quinta-feira (17/6). Na quarta, serão as canções do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), e na quinta, o recital será de canções amazonenses, com obras temáticas sobre a região ou de compositores regionais, como Waldemar Henrique, Lindalva Cruz, Adroaldo Cauduro, Ronaldo Barbosa, Ketlen Nascimento, Celdo Braga, Osmar Oliveira, Candinho, Altino Pimenta, Claudio Santoro, Pedro Amorim e Arnaldo Rebelo.

Os recitais serão realizados às 20h (21h – Brasília).

‘Moto-contínuo’

A última ópera da programação do FAO, ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer, estreia no domingo (20/6), às 19h (20h – Brasília). Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e do próprio Piero, a obra conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo, uma máquina que pode se mover eternamente. Segundo o compositor, a história fala da busca da humanidade por sentido. A obra foi encomendada para o FAO.

As óperas ‘Três Minutos de Sol’, de Leonardo Martinelli, e ‘O Corvo’, de Eduardo Frigatti, que estrearam nos dias 6 e 13 de junho, estão disponíveis para o público no canal do FAO, no YouTube.

Ópera de câmara, com libreto de João Luiz Sampaio, ‘Três Minutos de Sol’ aborda os relacionamentos em tempo de pandemia. Narra a história de três pessoas que estão em lugares diferentes, cada uma em sua casa, que convivem e se relacionam por meio das mídias sociais. O nome da ópera faz referência ao tempo que uma das personagens fica perto da janela esperando o sol bater diariamente, por apenas três minutos.

Baseada no poema de Edgar Allan Poe, traduzido por Machado de Assis, a ópera “O Corvo” é uma animação de 20 minutos que narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada, e que vê a ave como uma mensageira sobrenatural.

Webinars e Masterclasses

Os webinars ‘Teatros de Ópera e a Economia Criativa no Brasil e na América Latina’ e ‘A Profissão do Compositor Erudito no Brasil: Formação, Divulgação, Interesse e Futuro’, já estão disponíveis no canal do FAO, no YouTube.

Também serão realizadas as masterclasses ‘A Arte do Canto na Ópera Contemporânea’, com soprano e atriz Gabriela Geluda, na quarta-feira (16/’6) e ‘Composição de Ópera Hoje’, com o compositor e regente de orquestra João Guilherme Ripper, no dia 18 de junho. As masterclasses também serão realizadas às 16h (17h – Brasília).

‘Raio-X da Ópera’

O ‘Raio-X na Ópera’, uma série de 14 vídeos sobre os bastidores e curiosidades do Festival Amazonas de Ópera e do mundo da ópera também é parte da programação do FAO. Cada episódio trata de um tema diferente como composição, direção, regência, orquestra, entre outros. O público pode conferir a série nos canais do FAO e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

FAO 2021

A 23ª edição do FAO começou no dia 6 de junho e segue até o dia 20, com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações.

Seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, o FAO tem uma produção inovadora este ano. As orquestras dos Corpos Artísticos gravaram, em dias alternados, áudio e vídeo das obras em Manaus, no Teatro Amazonas, e os solistas gravaram as vozes em São Paulo, onde também é trabalhada a parte cênica. O material foi, então, reunido e editado para dar vida às óperas e aos concertos. Os grupos de músicos também são reduzidos, em formato de câmara, para evitar aglomerações e facilitar o distanciamento social.

Bradesco e a cultura

O Bradesco é um dos apoiadores do evento. “Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade”, diz a instituição bancária.

Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros.

Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. O banco também lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição, com acesso pelo cultura.bradesco.

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