Manaus, 27 de abril de 2024

Festivais

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

Bar do Boi

Inicialmente, o Bar do Boi ocorria na saudosa TvLândia Mall

Por Eliena Monteiro e Edilene Mafra

O Bar do Boi era um evento realizado em Manaus nos fins de semana que antecediam o Festival do Folclórico de Parintins. Em 2021, o evento completa 33 anos. No Bar do Boi, os brincantes do bumbá Caprichoso aprendiam as novas toadas e coreografias do festival.

O evento pioneiro e tradicional era palco das apresentações dos artistas que brilhavam em Parintins.

Inicialmente, o ‘bar’ ocorria na saudosa TvLândia Mall, onde hoje funciona o Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, uma das principais vias da capital do Amazonas. Depois, o evento migrou para o Sambódromo de Manaus.

Bar do Boi reunia multidões na TvLândia Mall. Foto: Reprodução/Internet

Tradicionalmente, o Bar do Boi era realizado aos fins de semana, como uma espécie de ‘esquenta’ para o Festival de Parintins, que, atualmente, ocorre no último fim de semana do mês de junho, na cidade também chamada de Ilha Tupinabarana. No evento, os artistas dos bois Garantido e Caprichoso cantavam as toadas que seriam destaque na edição do festival daquele ano.

O Bar do Boi também apresentava, aos brincantes dos bumbás, as novas coreografias das toadas que seriam interpretadas no Bumbódromo de Parintins, arena onde os bois disputam o Festival todos os anos.

Evento ocorria na saudosa TvLândia Mall. Foto: Reprodução/Internet

No Bar do Boi, se apresentavam artistas que se tornaram ícones da música amazonense, especialmente do Festival de Parintins, como Arlindo Júnior, Klinger Araújo, Carlos Batata, David Assayag, Carlinhos do Boi. Bandas, como Canto da Mata, também faziam apresentações no evento que ficou na saudade.

O evento colocava Manaus em sintonia com Parintins. As toadas de Boi-Bumbá invadiam a rotina dos manauaras a partir do mês de maio, por meio das ondas do rádio e da tela da TV.

Evento migrou para o Sambódromo de Manaus. Foto: Roger Matos/Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!