O Boi-Bumbá Caprichoso anunciou uma grande festa para celebrar o aniversário de 108 anos do bumbá. O evento, que será realizado no dia 30 outubro, marca oficialmente a retomada das atividades do boi azul e branco, com 100% de público no curral Zeca Xibelão, na cidade de Parintins, no Amazonas.
Segundo o Caprichoso, será o primeiro rufar da Marujada de Guerra, depois do período de pandemia. O anúncio da festa foi feito pelo presidente da Associação Cultural, Jender Lobato, em reunião com a diretoria executiva no Conselho de Artes, no Galpão Central de Alegorias, na tarde dessa terça-feira (5/10).
Lançamento do álbum ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 02’, do ‘O Livro da Toada: Uma Antologia Caprichoso’, ambos produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc, além da inauguração de um conjunto escultórico em reverência à figuras emblemáticas da história do bumbá, estão no cronograma de entrega do Boi Caprichoso, no mês de outubro.
A direção do boi azul e branco reforçou que o aniversário do bumbá é oficialmente no dia 20 de outubro, mas a festa será dia 30.
Os ensaios da Marujada de Guerra, com os músicos, a banda e os levantadores de toadas, começam no dia 20 de outubro, com missa em ação de graças pela vida e cântico dos parabéns, no curral Zeca Xibelão.
Caravana Azulada
Jender Lobato comunicou que o Movimento Marujada organiza a Caravana Azulada, com 700 pessoas. Todos deverão apresentar comprovante de imunização completa contra a Covid-19 e ainda passarão por teste RT-PCR, com resultado negativo, antes de entrar no barco no porto de Manaus.
Ingressos para a festa
A festa de 108 anos do Boi Caprichoso será dentro de um padrão, com ingresso de pista ao valor de R$ 30. O passaporte dará direito à camisa personalizada.
O Boi Caprichoso informou, ao Portal Edilene Mafra, que a venda dos ingressos começa no dia 15 de outubro, no curral Zeca Xibelão, em Parintins. O bumbá ainda vai divulgar um contato para que torcedores de Manaus que não estejam na Caravana Azulada também possam comprar as entradas.
O presidente do Boi Caprichoso declarou que nove torcedores que adquiriram mesas para o lançamento do álbum ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito’, em março de 2020, cancelado com a declaração mundial da pandemia, terão acesso ao curral Zeca Xibelão.
Conforme Jender Lobato, o aniversário do Boi Caprichoso com 100% de público só foi permitido, em virtude da liberação das festividades em locais públicos deliberada pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Parintins. A medida do Município leva em consideração a redução de casos e da aceleração da vacinação no município.
“Sejam bem-vindos ao Boi Caprichoso. Eu gostaria de contar com a presença de todos, para recomeçarmos tudo, em preparação ao festival de 2022”, afirmou o presidente do bumbá.