Manaus, 22 de julho de 2024

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Amazonas Green Jazz Festival 2023’ tem mais de 20 shows com artistas nacionais e internacionais

Festiva ocorre entre os dias 21 e 30 de julho, em Manaus.

Com informações da assessoria

O ‘Amazonas Green Jazz Festival 2023‘ terá mais de 20 shows com artistas nacionais e internacionais. O evento ocorre entre os dias 21 e 30 de julho, com apresentações no Teatro Amazonas e outros espaços de Manaus. Os ingressos estão à venda.

A edição deste ano, intitulada ‘Ella’s’, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz.

O evento terá, ainda:

  • Ampla programação gratuita como a Casa do Jazz com exposições artísticas;
  • Jazz no Flutuante com apresentações ao pôr do sol no Flutuante Abaré, às margens do Rio Tarumã;
  • Circuito Aqui tem Jazz com a participação de bares, restaurantes e lojas da cidade;
  • Buriti Jazz Manauara com pocket shows no Manauara Shopping;
  • Lounges nas varandas do Teatro Amazonas;
  • além de 15 masterclasses, palestras e workshops com artistas e técnicos participantes do evento.

O Amazonas Green Jazz Festival é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. O evento tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.

Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

21 DE JULHO

O espetáculo de abertura do festival, no dia 21 de julho, a partir das 20h, apresenta a estreia mundial das obras inéditas ‘Amazônia Verde para Sempre’ e ‘Constatação e Uma Vida’, do compositor americano Ed Sarath, elaboradas com o poeta amazonense Aníbal Beça.

O show terá a participação do Coral do Amazonas, sob regência do maestro Otávio Simões.

O segundo espetáculo desta noite, às 21h30, terá um dos fenômenos femininos do jazz atual, a compositora e multi-instrumentista americana, Camille Thurman, com seu quarteto.

22 DE JULHO

No sábado, dia 22 de julho, a apresentação das 20h será da brasileira Heloísa Fernandes, uma das mais talentosas pianistas reveladas durante este século na música instrumental.

Mais tarde, às 21h, o palco do Teatro Amazonas receberá o Quinteto Flow, grupo musical amazonense apresentando um tipo de jazz que combina piano, violão e violoncelo, além dos vocais e da percussão.

No mesmo dia, às 22h, o festival receberá a saxofonista e compositora chilena, Melissa Aldana, e o seu quarteto. Ela é professora titular de uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo, o New England Conservatory, onde leciona no departamento de Jazz Studies.

23 DE JULHO

No domingo, 23 de julho, às 19h, a atração será Jonathan Kreisberg Quartet. Natural de Nova Iorque, ele começou a estudar guitarra com 10 anos, após a sua família se mudar para Miami, onde foi admitido na New World School of Arts, aos 16 anos.

Às 20h30, ocorrerá uma apresentação com múltiplos artistas. O saxofonista, compositor e arranjador, Felipe Salles, brasileiro que há muito tempo é radicado nos EUA, fará uma apresentação inédita no Brasil com o seu sexteto, que inclui as talentosas musicistas Nadje Noordhuis e Natalie Cressman.

SHOWS COM ENTRADA GRATUITA

24 DE JULHO

No dia seguinte, 24 de julho, a programação no Teatro Amazonas terá entrada liberada e começará às 20h com Ismael Nascimento Trio. Às 21h30, a Amazonas Band fará um show inédito com a cantora Márcia Siqueira, o multi instrumentista Rodrigo Ursaia, além da participação especial de Felipe Salles.

25 DE JULHO

Talentos musicais da região amazônica serão as atrações do Amazonas Green Jazz Festival, na terça-feira, dia 25 de julho, que também terá entrada gratuita. Começando às 19h com Miquéias Pinheiro Quinteto.

Às 20h15, quem sobe no palco do Teatro Amazonas é Anderson Farias Trio. Finalizando o dia de espetáculos com artistas amazonenses, às 21h30, acontecerá a apresentação do Aldenor Honorato Quarteto. Talentoso instrumentista na guitarra e no violão, possui dezenas de músicas autorais disponíveis nas plataformas de streaming.

26 DE JULHO

Já na quarta-feira, dia 26 de julho, às 20h, pela primeira vez no Amazonas haverá o show Anette Camargo & Projeto Tânia Maria, fazendo uma homenagem a uma das mais influentes cantoras brasileiras, Tânia Maria, que se radicou nos EUA e ganhou grande destaque na década de 70. Em seguida, às 21h30, a atração será Ignacio Berroa Trio.

CONCERTO HIS DAY US DONE

O Amazonas Green Jazz Festival 2023 também vai marcar a primeira apresentação no continente americano de ‘His Day Is Done’, que estreou recentemente na África do Sul. A obra para orquestra sinfônica, coral sinfônico e solistas de jazz, foi escrita com base no poema Madiba, de Maya Angelou, dedicado ao líder africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela.

O concerto vai unir a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Ed Sarath e a famosa violinista Regina Carter, além de destacar a presença de instrumentistas sul-africanos, como o lendário percussionista Dizzu Platjies e a pianista Cristiane Bloes, de São Paulo.

Na sexta-feira, dia 28, o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas se apresentará com o seu trio, às 20h, no evento. Com apenas 30 anos, Amaro criou uma abordagem singular do vocabulário musical, que permeia a sua obra, tornando-o um dos mais aclamados músicos de jazz contemporâneo. O projeto Global Jazz Coletivo será apresentado no mesmo dia, às 21h30, integrando músicos norte-americanos, sul-africanos e brasileiros.

Formado por instrumentistas de diferentes continentes – África e Américas -, a proposta do Global Jazz Collective é congregar num som global as estéticas inerentes às culturas de origem de cada um dos integrantes do grupo, orientadas pela linha mestra da música improvisada que tipifica o jazz.

ARTISTAS COM GRAMMY

No penúltimo dia do Amazonas Green Jazz Festival, sábado, dia 29 de julho, o celebrado pianista brasileiro Amilton Godoy fará um duo com a mais aclamada de suas alunas no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), Eliane Elias. Ano passado, ambos foram premiados com o Grammy por sua obra conjunta.

Às 21h30, é a vez do grupo feminino Momentum Octet, liderado por Ellen Rowe. Ela integra o corpo docente da Universidade de Michigan, onde coordena o curso de jazz e leciona piano e arranjo. Portraits of Women In Music, o álbum lançado pelo grupo, reúne algumas das mais celebradas musicistas da cena contemporânea.

LANÇAMENTO

No encerramento do evento, dia 30 de julho, às 19h, ocorrerá o lançamento do CD ‘Randy Brecker Live in Amazonas’, gravado no Amazonas Green Jazz Festival do ano passado, no palco do Teatro Amazonas, em parceria com a Amazonas Jazz Band, com regência de Rui Carvalho e a participação especial dos saxofonistas Felipe Salles e Rodrigo Ursaia.

O último show do festival, às 20h30, será da pianista Eliane Elias e seu quarteto.

INGRESSOS

Os ingressos para o ‘Amazonas Green Jazz Festival 2023’ podem ser adquiridos de forma online no site amazonasgreenjazzfestival.com.br ou presencialmente na bilheteria do Teatro Amazonas.

Os bilhetes têm valores a partir de R$ 30.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!