Manaus, 3 de julho de 2022

Esportes

Foto: Valdo Leão/Semcom
Foto: Valdo Leão/Semcom Foto: Valdo Leão/Semcom

Pista do skate park Ulysses Boca, em Manaus, contempla categorias de skate mais praticadas no mundo

Skate park foi inaugurado na noite de domingo (27/12).

Da redação

O skate park Ulysses Boca, construído no parque municipal Ponte dos Bilhares, Zona Centro-Sul de Manaus, foi inaugurado na noite deste domingo (27/12). O projeto da pista do skate park contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo.

O espaço homenageia o jornalista e skatista Ulysses Paulo de Athayde Marcondes, conhecido como ‘Boca’, que faleceu no início de dezembro de 2020, por complicações causadas pela Covid-19.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, Ulysses foi o idealizador e consultor para a construção do skate park no Parque dos Bilhares. “Era um sonho do Ulysses, mas virou um sonho meu. Ele nos convenceu a fazer essa obra pela paixão que tinha pelo esporte”, disse o prefeito.

A presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a esposa de Ulysses, Maria Caroline, e a filha do homenageado, Amália Maria, estiveram presentes na inauguração do espaço.

Pista

O projeto da pista do skate park contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo. Uma das categorias é a street (skate de rua). A outra é a park (mistura de bowl e banks, pistas em forma de conchas), a primeira da categoria na região Norte do país, desenvolvida pela Rio Ramp Design, empresa número um na projeção de espaços para skate.

Uma imagem feita em grafite, pelo artista Raiz Campos, no solo de uma das pistas do skate park, imortaliza o jornalista e skatista Ulysses Marcondes. Além de jornalista, Boca era incentivador da arte em grafite e de todas as manifestações urbanas de street art.

Para homenagear Ulysses, foi confeccionado um busto pelo artista plástico Juarez Lima, em parceria com artistas de Parintins.

“Fizemos esse busto em Parintins, terra de promessa e pessoas de fé, e fizemos com várias mãos pelos maiores escultores, como Alex Salvador e Wesley, uma equipe de notáveis, para homenagear o skatista Ulysses, importante esportista para a cidade. Um espaço como esse é um legado para o esporte e cultura”, destacou Juarez.

Sobre o homenageado

O skate park tem seu nome em homenagem ao jornalista e assessor do prefeito Arthur Neto, Ulysses Marcondes, que morreu aos 46 anos, no dia 7 de dezembro, vítima de complicações ocasionadas pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Ulysses, nascido no dia 14 de outubro de 1974, também foi um dos idealizadores do projeto de construção do skate park, que teve também sua consultoria.

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte), Ulysses Marcondes era servidor da Prefeitura de Manaus desde 2006. Além da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), atuou também na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). Na gestão Arthur Neto, foi repórter especial do prefeito, acompanhando suas agendas diárias, além de ter exercido o cargo de diretor de Comunicação da Semcom.

Veja fotos do skate park Ulysses Boca

COMPARTILHE