Manaus, 28 de novembro de 2022

Esportes

Nacional Futebol Clube celebra 108 anos Nacional Futebol Clube celebra 108 anos

Nacional Futebol Clube celebra 108 anos

Clube foi fundado no dia 13 de janeiro de 1913, em Manaus.

Por Stephane Simões

O Nacional Futebol Clube (FC) celebra, nesta quarta-feira (13/01), 108 anos de fundação. Nas redes sociais, torcedores e o próprio clube fizeram homenagens que contam a história do ‘Leão da Vila Municipal’, o ‘Mais Querido’, como é chamado. Assista, ao final da matéria, o vídeo publicado na página do Facebook do ‘Naça’. O clube foi fundado no dia 13 de janeiro de 1913.

O juiz Luis Cláudio Chaves, filho de Maneca Neto, que foi capitão e artilheiro do time campeão de futsal, em 1960, publicou uma foto da equipe com o escudo original, em que, segundo ele, “remonta o período mais vitorioso do clube”. Maneca também foi presidente do ‘Naça’.

Na publicação, Luis Cláudio relembrou, também, a história do clube, desde quando foi idealizado no início do século 20, em Manaus. Segundo ele, os times ingleses de futebol predominavam, e só permitiam a participação de quem possuía origem inglesa. Por conta disso, quando fundado, o estatuto do clube não permitia a participação de ingleses, apenas brasileiros natos.

“Na ata de fundação do Nacional FC há a participação quase paritária de mulheres, em uma época em que elas não podiam votar e eram tratadas como semi incapazes pela legislação vigente. Naça libertário e à frente de seu tempo”, escreveu Luis Cláudio.

Em nota, o presidente em exercício, Samir Abinader, agradeceu a nação azulina, profissionais e colaboradores que sempre estiveram ao lado do time.

“Desde a sua fundação, o Nacional FC acumula apaixonados. São pessoas que se encantam com seu hino, suas cores e, principalmente sua história. As demonstrações de amor pelo clube vêm de diversos lugares do mundo, desde o interior do Estado, a Israel e Japão. Essas demonstrações chegam até nós de diversas formas, sejam em palavras, vídeos, fotos e também em ações. Hoje e sempre, a nossa torcida, será a bandeira do clube”, disse.

COMPARTILHE