Manaus, 18 de abril de 2024

Esportes

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom

Festival de Futebol Feminino reúne 200 alunas da rede estadual para treino na Arena da Amazônia

Estudantes foram treinadas por servidores que fizeram curso da CBF.

Com informações da assessoria

A bola rolou na manhã deste domingo (28/11) na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, em Manaus, que recebeu 200 alunas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto para a vivência de um treinamento do Festival de Futebol Feminino. A ação é uma parceria do Governo do Amazonas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Amazonense de Futebol (FAF).

O treinamento foi comandado por professores que participaram da formação para atuar no projeto Gol do Brasil nas escolas do Amazonas, a fim de permitir que os profissionais colocassem em prática o aprendizado repassado pelas equipes da CBF. A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, participou da ação, juntamente com a diretora da FAF, Luciana Oliveira, e a coordenadora da Seleção Brasileira Feminina, Duda Luizelli.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom

Kuka ressaltou que, mais que um projeto de futebol, o Gol do Brasil desenvolve habilidades que as crianças podem levar para suas vidas.

“Estamos mostrando que a educação é o único caminho que a gente tem para mudar de vida, e com o esporte é a melhor forma de aprender. Aprender a respeitar, aprender a parte técnica e, quem sabe, sair daqui futuras grandes jogadoras que farão bonito pelo Amazonas”, enfatizou a secretária.

Para o treino realizado na Arena da Amazônia, foram convidadas alunas que apreciam o esporte e que estavam vacinadas contra a Covid-19, oriundas de dez escolas de Manaus.

Alicia Sarmento, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, estava ansiosa para a prática.

“Hoje, através da escola, eu pude participar de um evento da CBF, aqui na Arena da Amazônia, e vou poder aprender várias técnicas de futebol. Eu estou muito feliz por estar aqui e por essa oportunidade maravilhosa que a escola me deu”, frisou a adolescente.

Flaviane de Souza, também do Ceti Gilberto Mestrinho, estava emocionada por jogar no gramado que foi palco de partidas da Copa do Mundo e outros grandes campeonatos.

“Hoje é um grande dia porque tivemos o privilégio de vir à Arena e pisar aqui dentro. Não tem como explicar a emoção de estar aqui, não só para mim, mas para meus colegas, professoras, a gestora. É muito emocionante”, confessou a estudante.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom

Gol do Brasil

Quarenta profissionais da educação da Secretaria de Educação de Manaus e Tefé, e da Prefeitura de Autazes participaram, durante três dias, do curso oferecido pela CBF Social, que prepara os profissionais para atuar com crianças em situação de vulnerabilidade e desenvolver as habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Gol do Brasil será oferecido em Manaus e Tefé, por meio da parceria entre o Governo do Amazonas e a CBF. Inicialmente, 200 estudantes dos Cetis Dariana Correa Lopes e Francisco Hélio Bessa, na capital e em Tefé, respectivamente, participarão do projeto social.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!