Manaus, 20 de outubro de 2021

Cultura

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom Foto: Marinho Ramos/Semcom

Concultura registra recorde de inscritos para eleição de novos conselheiros em Manaus

Inscritos totalizam 1.380 eleitores e 54 candidatos.

Da redação

O número de inscritos para a eleição de novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) registrou recorde, em Manaus. Os inscritos nos oito segmentos artísticos e culturais totalizam 1.380 eleitores e 54 candidatos.

Os candidatos vão concorrer a uma vaga no órgão consultivo de cultura, o Concultura, que faz parte da estrutura da Prefeitura de Manaus. Eleitos, os artistas ocuparão as cadeiras no biênio 2021/2023.

Os números da primeira fase do edital foram divulgados pela Comissão Eleitoral nessa sexta-feira (6/8), em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus. “Quase triplicamos o número de inscritos”, disse Neilo Batista, presidente da comissão e vice-presidente do Concultura.

A lista com os nomes dos candidatos ainda será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Além dos candidatos que serão submetidos a eleição, o edital prevê o preenchimento de oito vagas pelas secretarias municipais representantes do poder público. Conforme o Concultura, esses oito nomes serão definidos pelos gestores das pastas.

Comissão Eleitoral divulgou os números. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Processo

O processo de inscrição foi realizado em formato totalmente online. De acordo com o Concultura, o edital foi simplificado para aumentar o interesse dos artistas.

“Criamos a possibilidade de eleitores e candidatos comprovarem suas carreiras por portfólio, além das declarações feitas por entidades representativas”, explicou Batista.

Neilo Batista, é vice-presidente do Concultura e presidente da Comissão Eleitoral das eleições para conselheiro. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Próximas etapas

A próxima etapa, antes da eleição, será cumprir o prazo de recursos dos candidatos e eleitores desaprovados na inscrição por inconsistências. O prazo vai até a próxima quarta-feira (11/8). Os interessados devem enviar o recurso para o e-mail para [email protected].

A eleição está agendada para acontecer no dia 2 de setembro, das 9h às 17h, na sede do Concultura, localizada no Palácio Rio Branco, praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus.

Até o momento, concorrem às vagas por segmento: artes visuais (3 candidatos), audiovisual (2 candidatos), cultura étnica (2 candidatos), cultura popular (6 candidatos), dança (5 candidatos), literatura (2 candidatos), música (11 candidatos) e teatro e circo (2 candidatos).

COMPARTILHE