Manaus, 2 de dezembro de 2022

Cultura

Israel Nascimento. Foto: Divulgação
Israel Nascimento. Foto: Divulgação Israel Nascimento. Foto: Divulgação

Em Paris, artista amazonense adota técnica de desenho a carvão

Artista criou canal no YouTube para apresentar seus trabalhos.

Por Stephane Simões

O artista amazonense Israel Nascimento, 24, que, atualmente mora em Paris, na França, adotou uma nova técnica para desenvolver o seu trabalho, o desenho a carvão. E, para mostrar seus trabalhos, ele criou um canal no YouTube, em que já publicou um vídeo mostrando o processo do novo método de desenho adotado por ele. Veja o primeiro vídeo lançado pelo arista, ao final da matéria.

Natural de Eirunepé, no Amazonas, Israel reside na França há mais de três anos. No país europeu, ele desenvolve trabalhos artísticos como o desenho, a pintura a óleo sobre tela, além de trabalhar como videomaker, editor de vídeos e designer gráfico.

Seus trabalhos costumam ser publicados em redes sociais, como o Instagram. Agora, ele está criando um site e começando a investir, também, no YouTube. Ilustrar as reações humanas e detalhes que distinguem as fisionomias pessoais de cada um, conforme Israel, é uma de suas paixões.

Israel Nascimento adotou técnica de desenho a carvão. Fotos: Reprodução

“Eu sou apaixonado pela figura humana, as reações, as expressões, a anatomia, como o ser humano reage a situações e coisas específicas. E isso me atrai muito, me chama muita atenção. Eu gosto muito de observar as pessoas, de observar o que está ao meu redor”, completou.

O artista contou que pinta desde os seis anos de idade, por influência dos irmãos. Segundo Israel, a técnica de desenho a carvão foi adotada recentemente, há menos de um ano. Antes disso, ele sempre utilizou a técnica de desenho a grafite.

“Eu me sinto livre desenhando a carvão. Eu tenho mais liberdade de soltar o braço, de não se prender a um traço perfeito e específico. Costumo dizer que vejo o carvão como uma massinha de modelar, que vai ganhando forma. Na prática, pra mim, o carvão é a mesma coisa. Eu vou rabiscando e, aos poucos, vai ganhando forma e personalidade”, relata.

Veja mais fotos

Na Europa, nos últimos anos, o artista vem desenvolvendo trabalhos de pinturas em óleo sobre tela, que sempre são encomendadas por um francês, para quem já pintou mais de 100 telas, de acordo com ele. “Sempre que entra em contato comigo, ele pede cerca de 30 a 40 telas”, diz.

Mesmo tendo realizado vários trabalhos ao longo deste período em que mora na França, o amazonense ainda não enxergava a sua arte como profissão e principal fonte de renda.

“Antes, eu pintava apenas como uma forma de cumprir e executar os trabalhos solicitados, não havia uma dedicação total ou uma prática visando o aprimoramento da minha arte. Há seis meses, eu comecei a me dedicar à pintura e ao desenho. Foi quando despertou de novo a paixão pela pintura e voltei a enxergá-la como profissão”, conta.

Israel Nascimento. Foto: Divulgação

Os trabalhos do artista estão publicados em seu Instagram (@israeldnascimento) e em seu canal no YouTube, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UC07fwaqiGg8sEkMqqYYs7uA/featured.

Assista o vídeo em que o artista mostra o processo de desenho a carvão:

COMPARTILHE