Manaus, 21 de julho de 2024

Cinema

Rosa Malagueta comemora prêmio em festival e diz que personagem homenageia avó: ‘honrada’

Amazonense ganhou prêmio de Melhor Atriz pelo papel em ‘A Benzedeira’.

Por Sabrina Rocha

A atriz Rosa Malagueta ganhou destaque ao conquistar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão, pela atuação no curta-metragem ‘A Benzedeira‘, de Wallace Abreu. Ao Portal Edilene Mafra, a amazonense disse que, ao interpretar a protagonista, homenageou a avó, Dona Neuza. “Me senti muito honrada em fazer esse personagem”, afirma.

Produção amazonense, ‘A Benzedeira’ também conquistou os prêmios de Melhor Curta Júri Oficial, Melhor Curta Júri Popular, se tornando o filme mais premiado do Cine Alter 2021.

“O roteiro é do Wallace Abreu e quando ele escreveu, disse ‘esse personagem é da Rosa Malagueta'”, ressalta a atriz, ao citar o diretor do curta.

No filme, Rosa interpreta a protagonista, a benzedeira Dona Luiza Pereira. “Me senti muito honrada em fazer esse personagem, porque eu também tive a oportunidade de homenagear a minha avó, que era mãe de santo e benzedeira. Eu digo para mim mesma: ‘não era eu, era minha avó Neuza que estava no personagem'”, destaca.

A atriz comemora o resultado do trabalho. “Foi um prazer imenso, uma alegria e surpresa ganhar esse prêmio de melhor atriz. Eu estou muito feliz e vamos rumo a outros festivais”, diz.

Em ‘A Benzedeira’, Rosa interpreta a protagonista, a benzedeira Dona Luiza Pereira. Foto: Divulgação

Novos projetos

Rosa Malagueta também adianta detalhes dos novos trabalhos na área do audiovisual. “Estamos com outro projeto que é o ‘CPF Cancelado’, que é um filme policial, uma ficção, e conta a história de uma rapaz que vai assaltar um supermercado para alimentar sua família e acaba sendo morto. A partir disso, a história de desenrola, tratando sobre temas como o jornalismo sensacionalista”, conta.

A previsão é que o curta-metragem também concorra a prêmios em festivais.

A atriz também participa do filme ‘A Isolada’ – produção que está em processo de montagem.

Malagueta cita, ainda, a participação em um projeto do ator e diretor Michel Guerrero. O filme vai retratar a história do cinema no Amazonas, e faz uma homenagem ao Cine Carmem Miranda.

Rosa Malagueta e o ator Eduardo Gomes no filme ‘A Benzedeira’. Foto: Divulgação

Rosa Malagueta

Rosa Malagueta nasceu em Tabatinga, no Amazonas, e começou a fazer sucesso ao mudar para Manaus, na década de 1980.

Talentosa, a atriz participou da novela global ‘A Força do Querer’.

No Amazonas, Rosa é conhecida por interpretar Maria, da dupla ‘Maria e Raimundo’, ao lado de Kid Mahall. A amazonense já participou de outras produções locais, como ‘Marie La Guerre de Lazone e Jamary.

Kid Mahall e Rosa Malagueta no papel de ‘Maria e Raimundo’. Foto: Divulgação/SEC

‘A Benzedeira’

O curta-metragem narra a história de Dona Luiza Pereira. A benzedeira é impedida, pela justiça, de pôr em prática seus conhecimentos religiosos/medicinais, com a utilização de orações e ervas, que visam oferecer a cura aos males do corpo e do espírito, após solicitação feita por uma associação de médicos.

O roteiro e direção são de Wallace Abreu, e produção é da Cacique Produções. Saiba mais sobre a obra audiovisual aqui.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!