Manaus, 9 de dezembro de 2022

Cinema

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Laboratório Avançado oferece curso gratuito de criação de documentários para Cinema e TV, em Manaus

Estão sendo ofertadas 30 vagas, com inscrições até 15 de dezembro.

Por Stephane Simões

O Laboratório Avançado de Documentários para Cinema e TV (LabDOC) abriu inscrições gratuitas, em Manaus, para o curso de qualificação de desenvolvimento de projetos de documentário. A capacitação será realizada por meio da produtora amazonense Rizoma Audiovisual.

As aulas serão realizadas entre os dias 21 e 22 de dezembro, às 14h e 18h, no Impact Hub Manaus, na Avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul. Estão sendo ofertadas 30 vagas, e as inscrições encerram na próxima quinta-feira (15/12).

As aulas serão ministradas pelos pesquisadores e realizadores audiovisuais Bruno Villela, Erlan Souza e Gustavo Soranz. Cada um ficará responsável por acompanhar o desenvolvimento de dez projetos. As disciplinas serão ministradas presencialmente e as mentorias em encontros virtuais por meio de videoconferência.

Segundo o coordenador pedagógico da LabDOC, Gustavo Soranz, que também é um dos professores do curso, os candidatos serão selecionados a partir das informações fornecidas no ato da inscrição, que pede que os interessados informem suas experiências com o audiovisual, além da apresentação de uma ideia inicial de conteúdo para um documentário.

“Os encontros são de desenvolvimento das propostas que trouxerem. Serão dois encontros presenciais e mais uns seis encontros virtuais para acompanhar os projetos. Esse laboratório é uma maneira de transferir conhecimento e ajudar a pensar estratégias para o desenvolvimento de documentários”, disse Soranz.

O coordenador pedagógico adiantou, também, que o LabDOC pretende, futuramente, realizar outras capacitações, além de criar um curso de pós-graduação em Cinema.

Conteúdo

História do Documentário: Bruno Villela

Perspectivas estéticas do documentário contemporâneo: Bruno Villela

Estratégias Narrativas em Documentários: Erlan Souza

Narrativa Visual e Fotografia: Erlan Souza

Documentário brasileiro: Gustavo Soranz

Modalidades e funções do documentário: Gustavo Soranz

Mentoria no desenvolvimento de projetos: Gustavo Soranz, Erlan Souza e Bruno Villela

COMPARTILHE