Manaus, 5 de julho de 2022

Cinema

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Clássico ‘O Gabinete do Dr Caligari’ será exibido na sexta em Manaus

Sessão gratuita será no Palácio da Justiça.

Da redação do Portal Edilene Mafra

Os amantes do cinema vão matar a saudade do clássico expressionista alemão ‘O Gabinete do Dr Caligari’ (1921). A sessão gratuita será na próxima sexta-feira (6/11), às 18h, na sala de cinema Desembargador Hamilton Mourão, no Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro de Manaus.

A apresentação integra o Projeto ‘História do Cinema’ do Cineclube de Arte, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O agendamento para a sessão é feito pelo link.

Movimento Expressionista Alemão no Cinema

Em quase cem anos de história, a trama apresenta críticas sociais e políticas por meio das idiossincrasias da arte moderna que revolucionava o mundo. A obra do diretor Robert Wiene é considerada um ícone do cinema expressionista, que se desenvolveu no início do século XX, após a 1ª Guerra Mundial.

O filme traz uma estética em preto e branco com angulações turvas em perspectivas disformes, luz central densa, resultando em sombras marcantes e personagens fortemente expressivos, além de enigmáticos que simbolizam o inconsciente coletivo. Essas características representam a eterna luta entre a luz e as trevas, essência da Escola do Cinema Expressionista que visava transmitir uma representação subjetiva das coisas.

Sinopse

‘O Gabinete do Dr. Caligari’ mostra a chegada de um misterioso hipnotizador, acompanhado do sonâmbulo Cesare, a um pequeno vilarejo da fronteira holandesa. Cesare, que supostamente estaria adormecido por 23 anos, começa a perambular pela cidade durante a noite para colocar em prática as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

COMPARTILHE