A escritora amazonense Ana Peixoto morreu de Covid-19, na manhã desta quinta-feira (10/9), aos 69 anos. O falecimento aconteceu no Hospital Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.
Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a livraria Valer lamentaram o falecimento. A secretaria informou que a escritora foi diagnosticada com Covid-19 e estava internada há 19 dias. “Não resistiu às complicações da doença”, disse a pasta.

Trajetória
Ana Maria Souza Peixoto nasceu em Manaus, no Amazonas. Era formada em Filosofia e professora. Aposentada, desde 2004 se dedicava à literatura infantojuvenil, com o lançamento do livro ‘Quintal, local para ser feliz’. A publicação deu início à série ‘Coisas da Ana’, que inclui as obras como ‘As frutas do meu quintal’, ‘Os animais do meu quintal’ e ‘Sapos do meu quintal’. Com a temática, Ana também realizava contação de histórias para crianças em escolas e instituições assistenciais.
A escritora deixa cinco filhos, três biológicos e dois de coração, e sete netos.
Velório
A Secretaria de Cultura informou que, por causa dos protocolos de não disseminação da Covid-19, não haverá velório. Segundo a pasta, ainda não há informações sobre o horário do enterro, que acontecerá ainda nesta quinta-feira (10/9).