Manaus, 19 de abril de 2024

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Rubens Alves toma posse na Academia de Letras e Culturas da Amazônia e passa ocupar cadeira de Paulinho Faria

Membro da DGE do Garantido, ele é compositor, escritor e produtor cultural.

Com informações da assessoria

Rubens Alves foi empossado na Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama). O compositor, escritor, produtor cultural e membro da Direção Geral de Espetáculo (DGE) do Boi Garantido passou a ocupar a cadeira de número 126, que tem como patrono Paulinho Faria.

Paulo de Albuquerque Faria, o eterno Paulinho Faria, fez história no Festival de Parintins como apresentador do Boi Garantido.

Rubens ingressou na Academia de Letras após convite feito pelo presidente da entidade, Paulo Queiroz. No discurso de posse, o compositor destacou que a Alcama não envolve apenas o ramo literário, mas alcança as artes em geral, sobretudo as culturas existentes na Amazônia.

“Existem projetos que, além de culturais, possuem cunho social, entre eles o ‘Literatura Caminhante’, que distribui livros em bibliotecas no interior do estado do Amazonas. São diversas as ações realizadas frequentemente por esta academia e é nosso dever mobilizar a população a participar”, destacou.

Rubens Alves. Foto: Divulgação

Trajetória ligada ao Festival de Parintins

Rubens Alves possui uma trajetória ligada ao Festival de Parintins. Entre os anos de 2008 e 2014, a convite do jornalista Herman Marinho, ele produziu e participou dos programas ‘Tucumã & Toada’ e ‘Taberna da Toada’, na TV Cultura do Amazonas e na Rádio Vox FM, que levava o Festival para todo o Amazonas, durante os 12 meses do ano.

Desde 2010, Rubens é articulista do site Parintins, responsável por artigos e entrevistas com personalidades que fizeram história no Festival de Parintins.

Em 2011, Rubens criou a Rádio Toada, uma das primeiras RádioWeb do Amazonas, com conteúdo 100% voltado ao Festival de Parintins. Fez um sucesso na época, com site próprio e, após quatro anos no ar, foi cedida ao radialista Paulo Gilberto, ainda em atividade, atingindo mais de 20 mil pessoas.

Ele também fez parte da equipe de mídia, redes sociais e marketing do Boi Garantido de 2011 a 2014. É considerado um dos pioneiros e responsáveis pela criação das primeiras redes sociais e conteúdos digitais do Boi Garantido e também do Festival de Parintins.

Como compositor, Rubens Alves tem as toadas ‘Caboclitude’ (2019), ‘Kamarãpi’ (2020), ‘O Amor é Garantido’ (2020), ‘A Queda do Céu’ (2021), ‘Um Mundo Novo’ (2021) que chegou a ser regravada pelos rappers cariocas Bnegão e Shackal, e o novo sucesso ‘Partiu Parintins’ (2022). Rubens fez ainda a Direção Artística e Produção Executiva do álbum ‘Eu Amo Parintins’ (2021) do Boi Garantido. Também já escreveu para o Festribal de Juruti no Pará.

Atualmente, coordena a Direção Geral de Espetáculo (DGE) (Antiga Comissão de Artes) do Boi Garantido ao lado dos artistas Mencius Melo e Ito Teixeira, responsáveis diretos pela concepção do espetáculo apresentado no Festival de Parintins.

Novos trabalhos

Rubens Alves deve lançar, ainda no primeiro semestre de 2022, o livro ‘Partiu Parintins’. De acordo com o Boi Garantido, a obra levará, ao turista de primeira viagem, a melhor forma de aproveitar sua passagem por Parintins e conhecer histórias interessantes e inéditas sobre o Festival.

“É um livro essencial, principalmente para quem deseja conhecer mais da nossa festa, e aos que já conhecem muito, também tem novidades, fui o último a entrevistar a querida Maria Ângela Faria, madrinha do Boi Garantido, antes de sua partida e suas palavras emocionarão o torcedor. Conto, ainda, um pouco da história de Júnior de Souza, um artista que nos deixou e me tornei fã do trabalho. Também tem bastante conteúdo para o lado azul, com histórias divertidas e emocionantes com os artistas Juarez Lima e antigos registros de 2013 com Karú Carvalho”, resumiu o compositor.

Alcama

A entidade é vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa) e tem como presidente o escritor, poeta, professor universitário, ativista cultural e advogado Paulo Queiroz.

Paulo ressalta que o propósito da entidade é congregar artistas das mais diversas áreas, como a música, o artesanato e as artes plásticas.

Entre os fundadores da Alcama figuram escritores, poetas, professores, magistrados, juristas, artistas, advogados, músicos, entre outros intelectuais da cultura.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!