Manaus, 16 de agosto de 2022

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Escritor Bosquinho Poeta vai receber medalha Ruy Araújo

Comenda reconhece trabalhos em prol da cultura no Amazonas.

Com informações da assessoria

O escritor Bosquinho Poeta vai receber a Medalha Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na quinta-feira (4/8). A maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual será concedida ao autor em reconhecimento aos profícuos trabalhos realizados por ele em prol da literatura e da cultura amazonenses.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Saullo Vianna e o evento será realizado às 13h, no Plenário Ruy Araújo. A cerimônia também será transmitida pelas redes sociais da Aleam, canal 06 da TV Claro e digital 6.2.

Escritor Bosquinho Poeta vai receber medalha Ruy Araújo. Foto: Divulgação

Sobre o autor

Bosquinho é professor, compositor, empresário e poeta. O escritor tem ampla carreira literária e sua história é vinculada ao samba manauara, tendo participado da composição de quatro sambas-enredos campeões do Carnaval de Manaus, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019, pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade.

O poeta é autor dos livros “Memórias Poéticas de Um Sonhador” (2003, 2006), “O Testemunho das Estrelas” (2015) e “Sentimentalidades da Alma” (2021). Tem poemas publicados nas antologias “Patologia do Bem (2022); “Mundo Infantil” Vol.2 (2021); “Poiesis” Vol. 3 (2021), “Coletânea Imortais IV” (2021), “O melhor poeta contemporâneo” (2020) e “A imortalidade amazônica” (2017).

De origem humilde, a vida de empresário não foi capaz de fazer o escritor esquecer a poesia. “Pelo contrário, a poesia sempre fez parte do meu cotidiano, seja por meio das composições de minha autoria, seja nos versos que escrevo ao refletir sobre a grandiosidade divina ou sobre a nossa maravilhosa natureza”, diz Bosquinho.

O escritor, atualmente, é imortal da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), Acadêmico Imortal da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (AISLA) e da Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML).

Medalha Ruy Araújo

A Medalha Ruy Araújo, a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, foi instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.

A comenda homenageia pessoas que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.

COMPARTILHE