Manaus, 26 de abril de 2024

Amazônia

Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Piloto desaparecido há quase 40 dias é resgatado vivo em área de mata na Amazônia

Piloto sumiu há 36 dias, durante um voo entre municípios no Pará.

Com informações da Agência Pará

Após ficar desaparecido por quase 40 dias, durante um voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, na região Oeste do Pará, o piloto Antônio Sena, mais conhecido como ‘Toninho Sena’, foi resgatado vivo na tarde deste sábado (6/3). Toninho Sena estava em uma área de mata fechada em Almerim, no Pará, região da Amazônia brasileira.

O piloto paraense ficou sumido por 36 dias. O resgate foi feito por um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) do Governo do Estado.

A esperança de reencontrar com vida o piloto do Cessna 210 surgiu na sexta-feira (5/3), após o contato telefônico de pessoas que encontraram o piloto. Eles avisaram familiares do homem.

O piloto foi encontrado por coletores de castanha em uma região próxima da divisa do Pará com o Amapá, em uma localidade chamada Igarapé Puxuri.

O resgate foi feito por um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) do Governo do Pará. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

A operação para busca e resgate do Antônio Sena reiniciou nas primeiras horas deste sábado (6/3) quando um helicóptero modelo esquilo e um avião modelo C-206 decolaram no Aeroporto Internacional de Santarém ‘Maestro Wilson Fonseca’.

As duas aeronaves pertencem à frota própria do Governo do Pará. No final da manhã, o Governo do Estado também enviou uma aeronave do modelo Caravan, que decolou de Belém, capital do Pará. Essa terceira aeronave tem maior autonomia e capacidade de transporte.

Piloto sumiu há 36 dias, durante um voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, na região Oeste do Pará. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Contatos e renovação de esperanças

O contato com a comunidade onde o piloto estava localizado aconteceu por meio de um rádio amador com constante oscilação de sinal. Informações iniciais da equipe de resgate dão conta de que o piloto Antônio Sena estava em uma área de mata extremamente fechada.

Membros da comunidade tentaram abrir uma clareira e sinalizar para permitir que o helicóptero encontre o local. A família do piloto também fretou uma aeronave que auxiliou na identificação do lugar dentro da mata.

Organização

Imediatamente após o governador Helder Barbalho (MDB) confirmar, nas redes sociais, que o piloto Antônio Sena foi localizado com vida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e integrantes das Polícias Civil e Militar de Santarém iniciaram o planejamento para resgate do piloto desaparecido.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!