O DJ Alok publicou, em suas redes sociais, fotos da visita que fez à cidade Santarém, no Pará. O artista posou com alguns animais ameaçados de extinção, e aproveitou para fazer um alerta contra o tráfico de animais, caça ilegal e desmatamento.
Durante a passagem pela cidade paraense, o DJ visitou o Zoo Unama, que trabalha com acolhimento de animais resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e entidades competentes.
“Algumas pessoas criam animais silvestres de forma ilegal, até dentro de casa, e depois os abandonam. Muitos deles também são vítimas de acidentes em zonas urbanas por terem sido expulsos de seus habitats pelo desmatamento”, escreveu o artista.
Além de acolher algumas espécies, a Umana trabalha na readaptação dos animais, para devolvê-los à natureza. Porém, os que foram criados em cativeiros não conseguem se readaptar.
“O ideal seria que o trabalho dos especialistas do Zoo Unama fosse direcionado para pesquisas científicas, sem a necessidade deste esforço infinito de cura e recolocação no habitat natural. Eu gostaria que fosse assim, mas enquanto muitos não entenderem o valor da propriedade genética da nossa biodiversidade, seguirão maltratando os animais e colocando em risco toda a riqueza de nossa fauna”, ressaltou o DJ.