Rui Machado homenageia Padroeira do Amazonas com música ‘Profunda Comunhão’
Com arranjos de Dudu Brasil, música é interpretada por Márcia Siqueira.
13/12/2021 14:36
Da redaçãoO poeta e compositor Rui Machado lançou o clipe de ‘Profunda Comunhão’, canção que homenageia Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Amazonas. A música, que possui arranjos do cantor Dudu Brasil, é interpretada por Márcia Siqueira. Assista, ao final.
O lançamento do videoclipe da canção, escrita durante o período de pandemia, ocorreu no dia 5 de dezembro de 2021, no canal oficial do artista no YouTube.
A obra audiovisual foi produzida pela TV Encontro das Águas, presidida por Oswaldo Lopes. O objetivo era que o vídeo pudesse ser compartilhado tanto na TV aberta quanto nas redes sociais, no dia 8 de dezembro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição.
A letra de ‘Profunda Comunhão’ ganhou os arranjos musicais do cantor Dudu Brasil. “O resultado foi espetacular. Dudu colocou toda sua sensibilidade na música e nos arranjos, o que obteve um resultado perfeito, harmonioso, que toca fundo na alma de quem a escuta”, afirma Rui.
Já a interpretação é da cantora amazonense Márcia Siqueira. “Ela colocou sua voz na composição, além de toda a sua força amazônida, transformando a canção em uma verdadeira prece e louvor a Nossa Senhora da Conceição. A gravação foi feita no estúdio de Dudu Brasil, com muito amor, dedicação e arte”, contou o compositor.
Composição
Rui Machado, que também é artista plástico, contou que, durante o período pandêmico, passou a escrever mais e, assim, criar uma maior conexão com o sagrado. O compositor explicou que já tinha uma forte ligação com a santa padroeira, e que a considera a mãe de Manaus, capital do Amazonas.
“Fui batizado na Igreja da Matriz de Nossa da Conceição, em Manaus, no dia 28 de novembro de 1956, pelo Cônego Walter Nogueira, que também ocupou a cadeira de número 32 na AAL – Academia Amazonense de Letras”, lembrou o compositor.
Rui informou que a canção seria inscrita no concurso cultural ‘Prêmio Imaculada’, que iria eleger o Hino da Padroeira do Amazonas.
“O trabalho deveria ter entrado no concurso para escolher o Hino da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, mas por motivos alheios e informações desencontradas no percurso, acabou que a música não entrou no concurso”, disse.
Novas canções
O artista pretende compor novas canções sobre Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Nazaré. O poeta quer fazer uma ‘Trilogia Sagrada das Senhoras da Floresta’, em uma homenagem às protetoras da Amazônia.