Manaus, 24 de junho de 2024

Turismo

Foto: Michael Dantas/SEC
Foto: Michael Dantas/SEC Foto: Michael Dantas/SEC

Quanto custa visitar o Palácio da Justiça em Manaus e quais os dias de funcionamento

A entrada é gratuita, mas é preciso fazer agendamento.

O Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) está localizado no Centro de Manaus. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer agendamento. Confira os dias e horários para visitar o local.

O prédio centenário foi concluído no início do século XX, para abrigar o Poder Judiciário do Amazonas. A inauguração ocorreu dia 21 de abril de 1900.

É um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha na Amazônia. As linhas estruturais do Palácio da Justiça seguem o estilo renascentista.

O espaço é patrimônio cultural do Estado. Em 1980, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas.

Os nomes dados às salas que compõe o patrimônio homenageiam personalidades ligadas à sua implantação e ao Poder Judiciário.

Foi concluído no século XX para abrigar o Poder Judiciário. Foto: Michael Dantas/SEC

O local possui portões de ferro fundido importados de Glasgow, na Escócia, e calçada e escadarias em pedra de Liós, de Lisboa. O teto do hall é revestido em estuques com paredes em imitação de mármore.

A imponente escada principal tem guarda-corpo metálico, com arcos dourados com seis hermas ou cariátides, importadas de Lisboa.

O piso do hall é de ladrilhos hidráulicos. O segundo andar é decorado com balaustradas, óculos, tetos recobertos com estuques, colunas, cartelas e paredes marmorizadas, piso de madeira (acapu e pau-amarelo).

A mobília é centenária. Destaca-se o relógio do tipo carrilhão, da década de 1920, com estrutura de jacarandá baiano e maquinário suíço.

Também tem mesa feita de mogno, conjunto de mesas, cadeiras e espelho que vieram da restauração, em 2002, além de móveis modernos, do funcionamento do Poder Judiciário até 2006 e lustre original feito de bronze e cristais.

Dias e horários de funcionamento

O Palácio da Justiça abre para visitação turística de terça-feira a sábado, das 9h às 15h.

As visitas precisam ser agendadas no Portal da Cultura, pelo link:

https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create

Os novos horários respeitam a determinação de decreto estadual, como medida de prevenção à Covid-19.

Endereço

O Palácio da Justiça está localizado em uma das esquinas da Avenida Eduardo Ribeiro com a Rua Dez de Julho, no Centro de Manaus, número 901, bem perto do Teatro Amazonas.

Contatos

E-mail: [email protected]
Telefone: (92) 3248-1844

O espaço possui acessibilidade para pessoas com deficiência física.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!