Manaus, 9 de dezembro de 2022

Amazônia

Monte Roraima Monte Roraima

Monte Roraima

O monte atrai aventureiros do mundo.

O Monte Roraima é um monte situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Leva esse nome por estar localizado no Estado de Roraima, na parte brasileira.

O monte atrai aventureiros do mundo. Os turistas percorrem as trilhas que levam ao topo da montanha.

O local fica a 2.739 metros de altitude. O cenário do local inclui espécies endêmicas – que se desenvolvem em regiões restritas -, paredões, formações rochosas de milhões de anos e cristais que inspiraram diversas lendas indígenas.

Lenda

Diz a lenda dos povos nativos que o Monte Roraima é o berço e morada de Makunaima, índio corajoso e guerreiro.

Como chegar

O ponto de partida para a expedição ao Monte Roraima é a capital Boa Vista, cidade com melhor infraestrutura das proximidades.

De Boa Vista, é preciso percorrer cerca de 300 quilômetros em uma viagem de três horas de carro até a fronteira com a Venezuela, país de onde partem as expedições rumo ao monte.

Para chegar ao topo são necessários, no mínimo, de três a quatro dias de caminhada, a depender da condição física e velocidade do visitante, em trilhas repletas de rios e cachoeiras.

O recomendado é contratar um guia ou agência especializada antes de chegar ao local, pois a maioria das empresas que operam o passeio exigem uma quantidade mínima de pessoas para fazer o trekking.

É preciso verificar se os prestadores de serviço estão registrados do Cadastur – o cadastro do Ministério do Turismo. Além disso, a visitação é controlada, por isso é importante checar a disponibilidade do passeio com antecedência.

Fonte: Ministério do Turismo

COMPARTILHE