Manaus, 28 de novembro de 2022

Turismo

Dá pra chegar de carro: Ilha de Mosqueiro oferece 15 praias a quem visita Belém Dá pra chegar de carro: Ilha de Mosqueiro oferece 15 praias a quem visita Belém

Dá pra chegar de carro: Ilha de Mosqueiro oferece 15 praias a quem visita Belém

Mosqueiro é um distrito administrativo da capital do Pará.

Da redação do Portal Edilene Mafra

A Ilha de Mosqueiro, a 70 quilômetros do Centro de Belém, oferece 15 praias de água doce a quem visita a capital do Pará. Dá para chegar ao local de carro.

Mosqueiro é um distrito administrativo de Belém e também é conhecido como Ilha do Amor. A ilha fluvial fica na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará.

Considerado a maior ilha do município de Belém, o distrito tem uma área de aproximadamente 212 km².

Dá para ir de carro, saindo de Belém. Foto: Eliena Monteiro/Portal Edilene Mafra

Origem do nome

De acordo com o IBGE, o nome da ilha se originou da prática do ‘moqueio’, um método que os índios tupinambás, habitantes da região, utilizavam para conservar animais perecíveis. O moquém é um tipo de assado feito sobre o fogo e, para prepará-lo, os povos originários da Amazônia usam folhas, especialmente a de bananeira. Em seguida, o alimento é levado ao fogo e, depois, é enterrado.

IBGE diz que população é de aproximadamente 27 mil habitantes. Foto: Prefeitura de Belém/Divulgação

O IBGE afirma que a Ilha de Mosqueiro tem população de aproximadamente 27 mil habitantes. A Prefeitura de Belém diz que os moradores discordam desse número e apontam que a população tem cerca de 50 mil.

Contém 15 praias de água doce, entre elas: Paraíso, Farol, Chapéu Virado, Bispo, Baía do Sol, Areião, Marahú, Praia Grande, Prainha, Murubira (praia mais frequentada da ilha), Porto Artur, Carananduba, Ariramba e São Francisco.

Foto: Prefeitura de Belém/Divulgação

Acesso

O acesso à Ilha de Mosqueiro é feito por via terrestre, desde a construção da ponte Sebastião R. de Oliveira, que possui 1.457,35 metros. Antes da ponte, o deslocamento até a ilha era feito apenas por navios.

Segundo a Prefeitura de Belém, após a construção da ponte, o distrito ganhou ares de cidade. Hoje, a ilha possui prédios e mansões.

Praia do Paraíso, em Mosqueiro, no Pará. Foto: Eliena Monteiro/Portal Edilene Mafra

Praias da Ilha de Mosqueiro

A praia possui 17 quilômetros de praias de água doce, e que têm movimento de maré. Confira os nomes.

Areão
Trapiche
Do Bispo
Praia grande
Prainha
Farol (Ilha do Amor)
Chapéu Virado
Marahu
Porto Artur
Murubira
Ariramba
São Francisco (Fica isolada entre Carananduba e Ariramba)
Carananduba
Paraíso
Baía do Sol

Praia do Paraíso, em Mosqueiro, no Pará. Foto: Eliena Monteiro/Portal Edilene Mafra

COMPARTILHE