Manaus, 16 de agosto de 2022

Teatro

Foto: Wagner Santana/Agência Pará
Foto: Wagner Santana/Agência Pará Foto: Wagner Santana/Agência Pará

Primeiro teatro de ópera da Amazônia, Theatro da Paz completa 143 anos

Prédio em estilo neoclássico é um dos mais luxuosos do país.

Da redação

O Theatro da Paz, o primeiro teatro de ópera da Amazônia e o maior do Estado do Pará, completa 143 anos nesta segunda-feira (15/2). Uma programação virtual marca a data.

O teatro foi criado para atender aos anseios do momento histórico conhecido como ciclo da borracha na Amazônia. À época, Belém, capital do Pará, foi considerada ‘A Capital da Borracha’, segundo informações da Secretaria de Cultura do Pará (Secult).

O governo da província contratou o engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães, que deu início ao projeto arquitetônico inspirado no Teatro Scalla de Milão (Itália).

Assim, a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia foi fundada em 15 de fevereiro de 1878. O prédio em estilo neoclássico é um dos mais luxuosos do país, sendo considerado um teatro-monumento.

O Theatro da Paz é o pimeiro teatro de ópera da Amazônia. Foto: Wagner Santana/Agência Pará

O Theatro da Paz dispõe de 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Clique aqui e saiba mais sobre o teatro.

Programação virtual

Para a celebrar a data, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa), vai exibir um programa especial nesta segunda, às 18h30, na TV Cultura (canal 2.1).

Com 1h de duração, a iniciativa contará com a participação do diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo; do maestro Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP); e do maestro Nelson Neves, regente da Amazônia Jazz Band (AJB).

A programação também conta com execução inédita da Ópera ‘O Telefone’, de Gian Carlo Menotti, gravada como parte do Festival de Ópera de 2020.

Foto: Carlos Sodré/Agência Pará

“Este ano, não foi possível abrir as portas para o público na celebração de aniversário do Theatro da Paz, mas a tela da TV Cultura amplia nosso alcance, em mais uma bela parceria, enquanto nosso querido teatro recebe o carinho e o cuidado de uma ampla obra de revitalização que vai deixá-lo ainda mais bonito e modernizado. A programação produzida durante o ano de 2020 é de altíssima qualidade técnica e artística e temos certeza de que o público vai adorar!”, garantiu a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

O Theatro da Paz precisou fechar as portas no dia 17 de março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. O diretor do monumento, Daniel Araújo, destacou o desafio de adaptar as atividades durante a pandemia.

“Foram meses muito desafiadores até aqui, mas estamos felizes com os excelentes resultados alcançados no processo de nos reinventarmos, quando criamos uma programação intensa de apresentações virtuais; uma escola virtual com 80 alunos bolsistas, em um momento de dificuldade para toda a classe artística; o tour virtual; o Festival de Ópera, mantido vivo e ativo, apesar da pandemia; e o Palco Virtual, que ampliou os limites de alcance da produção cultural do TP”, listou.

Foto: Secult

COMPARTILHE