O Theatro da Paz, o primeiro teatro de ópera da Amazônia e o maior do Estado do Pará, completa 143 anos nesta segunda-feira (15/2). Uma programação virtual marca a data.
O teatro foi criado para atender aos anseios do momento histórico conhecido como ciclo da borracha na Amazônia. À época, Belém, capital do Pará, foi considerada ‘A Capital da Borracha’, segundo informações da Secretaria de Cultura do Pará (Secult).
O governo da província contratou o engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães, que deu início ao projeto arquitetônico inspirado no Teatro Scalla de Milão (Itália).
Assim, a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia foi fundada em 15 de fevereiro de 1878. O prédio em estilo neoclássico é um dos mais luxuosos do país, sendo considerado um teatro-monumento.

O Theatro da Paz dispõe de 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Clique aqui e saiba mais sobre o teatro.
Programação virtual
Para a celebrar a data, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa), vai exibir um programa especial nesta segunda, às 18h30, na TV Cultura (canal 2.1).
Com 1h de duração, a iniciativa contará com a participação do diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo; do maestro Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP); e do maestro Nelson Neves, regente da Amazônia Jazz Band (AJB).
A programação também conta com execução inédita da Ópera ‘O Telefone’, de Gian Carlo Menotti, gravada como parte do Festival de Ópera de 2020.

“Este ano, não foi possível abrir as portas para o público na celebração de aniversário do Theatro da Paz, mas a tela da TV Cultura amplia nosso alcance, em mais uma bela parceria, enquanto nosso querido teatro recebe o carinho e o cuidado de uma ampla obra de revitalização que vai deixá-lo ainda mais bonito e modernizado. A programação produzida durante o ano de 2020 é de altíssima qualidade técnica e artística e temos certeza de que o público vai adorar!”, garantiu a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
O Theatro da Paz precisou fechar as portas no dia 17 de março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. O diretor do monumento, Daniel Araújo, destacou o desafio de adaptar as atividades durante a pandemia.
“Foram meses muito desafiadores até aqui, mas estamos felizes com os excelentes resultados alcançados no processo de nos reinventarmos, quando criamos uma programação intensa de apresentações virtuais; uma escola virtual com 80 alunos bolsistas, em um momento de dificuldade para toda a classe artística; o tour virtual; o Festival de Ópera, mantido vivo e ativo, apesar da pandemia; e o Palco Virtual, que ampliou os limites de alcance da produção cultural do TP”, listou.
