Estreado na França, o espetáculo mineiro ‘Brasil: Versão Brasileira’ terá uma exibição especial para o público do Amazonas, em abril. A programação faz parte do projeto ‘AnimaBaré’, que está com inscrições abertas para cursos na área do Teatro de Animação.
O espetáculo encerrando a programação do ‘AnimaBaré’. ‘Brasil: Versão Brasileira’ será exibido pela plataforma YouTube no canal da companhia ‘Pigmalião Escultura que Mexe’, no dia 10 de abril.
O grupo é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.
O espetáculo
A obra se apresenta como um documentário fantástico que registra os delírios de um diretor marionete ao tentar criar uma obra que retrate o Brasil.
No processo, ele se debruça sobre a observação de clichês atribuídos ao país que, por vezes, se tornam realidade, e sofre com a inversão de suas expectativas diante do projeto, desencadeada por um motim dos atores/manipuladores, registrado pela dramaturga Marina Viana. A conclusão: tentar elaborar qualquer definição de Brasil é como uma serpente que devora a própria cauda.
Estreada como ‘Brésil’ em Reims, na França, a obra foi reestruturada para a sua ‘Versão brasileira’. Nos dois casos, o grupo precisou se recolher para uma autoanálise, quando foram discutidas as relações internas e externas. Também houve discussão sobre o papel que pode ter uma trupe de teatro de bonecos dentro da sociedade. Os profissionais buscavam entender como também são impactados pelas mazelas que criticam.
“Numa inversão total das expectativas iniciais do processo, o diretor do grupo, Eduardo Felix, que havia proposto o tema, acabou se tornando uma marionete, personagem central da trama, colocando em cheque suas próprias convicções e a visão que ele tem de si mesmo e do país a partir dos julgamentos dos outros integrantes do grupo”, destacou a organização do espetáculo.
Cursos gratuitos
O projeto ‘AnimaBaré’ oferece, a partir do dia 22 de março, uma série de cursos gratuitos para artistas e professores amazonenses interessados em desenvolver novas habilidades na área do teatro de animação.
O conteúdo será ministrado por profissionais locais e artistas da companhia de teatro mineira ‘Pigmalião Escultura que Mexe’. Saiba mais aqui.