Manaus, 29 de abril de 2024

Teatro

Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo
Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo

Ednelza Sahdo relembra passagem de Paullo Santos pelo teatro e se emociona: ‘era um ator perfeito’

O artista faleceu nessa segunda (22/2), de complicações da Covid-19.

Por Eliena Monteiro

A atriz, cantora e diretora amazonense Ednelza Sahdo se emocionou ao relembrar a passagem do produtor musical Paullo Santos pelo teatro. O artista faleceu nessa segunda-feira (22/2), de complicações da Covid-19. Santos, como também era conhecido, foi aluno de Ednelza, com quem montou espetáculos teatrais apresentados em Manaus. “Era um ator perfeito”, diz a atriz.

Ednelza e Paullo tiveram o primeiro contato no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, na capital do Amazonas. Ele fazia parte do grupo de alunos de teatro. “Logo que eu conheci o Paullo, descobri nele uma pessoa muito sensata, desprovida de qualquer sentimento de maldade, uma pessoa muito aberta, de um coração maravilhoso, desposto a tudo, a ajudar sempre que fosse possível”, ressalta.

A atriz relembra o comportamento do produtor nas aulas de teatro. Paullo era estiloso e centrado nas atividades. “Era interessante como ele entrava na sala de aula totalmente despojado, cheio de mochilas, adorava caminhar. Chegava, tomava a sua água, sentava no chão, pegava seu celular e ficava fazendo pesquisa. Mas, no momento em que se chamava para fazer os exercícios físicos, corporais, ele era o primeiro a se levantar e cuidar de fazer”, conta.

Na primeira foto, Paullo aparece no espetáculo ‘Lili e Maricota’. Na segunda imagem, ele está ao lado de Ednelza em um dos ensaios no Claudio Santoro. Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo

Talento

A desenvoltura do artista para o teatro surpreendeu Ednelza. “Descobri no Paullo uma pessoa muito talentosa, talentosa mesmo. Dos meus alunos todos, o que melhor lia um texto ou dizia um texto era Paullo”, destaca.

No Claudio Santoro, o ator participava do Grupo Experimental de Teatro (GET) e, com o artista, Ednelza montou o espetáculo ‘Lili e Maricota – 78 rotações por minuto’ e retalhos da peça ‘Nós, Medeia’. “É incrível como, imediatamente, que lia e estudava o texto, ele entrava muito direto nas intenções. As intenções dele eram perfeitas na abertura do texto. E quando ia para o palco, era um ator perfeito. Um ator perfeito, perfeito, perfeito”, reforça.

Paullo Santos ‘Lili e Maricota’. Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo

Além de atuar, em ‘Lili e Maricota’, Paullo montou toda a trilha sonora do espetáculo. “Ele gostava disso, trilha sonora”, diz Ednelza.

Paullo estava afastado do Claudio Santoro, em razão da graduação em Pedagogia, concluída no ano passado. “Mesmo assim, ele sempre entrava em contato comigo. Nunca deixou de manter contato. Conversávamos sobre teatro. E eu, sempre que possível, pedia ajuda dele, para sonoplastia e ele, imediatamente, vinha me ajudar”, destaca.

Paullo Santos no espetáculo ‘Nós, Medeia’. Foto: Arquivo Pessoal/Ednelza Sahdo

Pandemia

Para Ednelza, as tristezas têm se acumulado nesses dias de pandemia. Além da partida do colega de profissão, nessa segunda, a atriz perdeu um primo para a Covid-19.

Ela conta que conversou com Paullo há cerca de 20 dias. Resguardado e mantenho distanciamento, ele ainda não tinha sido contaminado. “Ele me dizia: ‘tome cuidado, também estou me cuidando’. Fui tomada de surpresa ao saber do falecimento”, afirma. “Quero deixar bem claro que, mais uma vez, perdemos talentos e isso tudo tem me deixado muito triste”, lamenta.

A atriz também prestou homenagem ao ex-aluno. “Deixo aqui a minha saudade pela perda de um ator. Vá em paz, Paullo. Não vou te esquecer, amigo, meu menino”, finaliza.

Falecimento

Paullo estava internado desde o dia 8 deste mês de fevereiro, no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. O quadro de saúde se agravou e, no dia 14, ele foi intubado. Nessa segunda, a unidade de saúde chamou a família para comunicar o falecimento.

O enterro do artista ocorre na tarde desta terça-feira (23/2), no Cemitério São Francisco, bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!