Manaus, 18 de maio de 2024

Teatro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Companhia amazonense lança 1° teatro contêiner itinerante da Região Norte

Contêiner circulará com espetáculos pelos estados após a pandemia.

Da redação

O grupo de teatro ‘Soufflé de Bodó Company’ lançou o primeiro teatro contêiner itinerante da Região Norte, o Jandira Theater Move. O espaço criativo ficará na cidade Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde receberá atividades culturais presenciais após a pandemia. A companhia também planeja realizar atividades itinerantes com o contêiner nos estados.

O lançamento do contêiner itinerante ocorreu neste mês de abril. De acordo com a companhia, o espaço criativo vai sediar as ações da ‘Soufflé de Bodó Company’.

Segundo o ator e diretor Francis Madson, o contêiner vai circular com espetáculos por diferentes espaços dos estados e descentralizar ações culturais. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, a proposta foi adaptada para atividades no ambiente virtual.

O nome do teatro contêiner itinerante é inspirado na comunidade Jandira, em Iranduba, onde a Soufflé de Bodó Company também atua com espetáculos. O processo de montagem do novo espaço ocorreu em dezembro de 2020, e durou 20 dias. O local possui 45m² e capacidade para 22 lugares.

Após a pandemia, o teatro contêiner Jandira Theater Move circulará com espetáculos pelos estados. Foto: Divulgação

“Há várias influências para criação do Jandira Theater Move. A primeira trata-se do desejo dos grupos em ter espaços físicos e, a segunda, o projeto da Companhia Munguzá, de São Paulo, que tem um teatro maior, não itinerante, mas com arquitetura a partir de contêiner”, disse Madson.

“É ainda uma extensão do Jandira Theater, sede oficial da Soufflé, que fica às margens do Solimões, no município de Iranduba [a 27 quilômetros de Manaus]”, comentou o artista, que divide a direção da companhia com Denis Carvalho.

Devido ao novo coronavírus, atualmente, a sede do grupo serve para os processos internos e de manutenção da companhia. “Acabamos de realizar a gravação do projeto ‘Box Voyage’ e, em dezembro, fizemos um ensaio fotográfico com o espetáculo de dança ‘Giganta’, da companhia de dança Indios.com. Estamos atentos à crise sanitária e nossas ações presenciais só serão realizadas após a imunização da sociedade”, disse Madson.

O grupo planeja montar o Jandira na cidade de Iranduba, depois da pandemia. “Não queremos iniciar nenhuma atividade presencial dentro do teatro antes de imunização total da comunidade. O espaço está no canteiro de obras e todas as ações são realizadas off-line e on-line por meio das plataformas e redes sociais da companhia”, afirmou o diretor.

O projeto foi contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!